Topo

O Demolidor está em 'Homem-Aranha'? Entenda o que aconteceu ao personagem

Matt Murdock (Charlie Cox) com o uniforme do Demolidor na segunda temporada da série da Netflix - Patrick Harbron/Netflix
Matt Murdock (Charlie Cox) com o uniforme do Demolidor na segunda temporada da série da Netflix Imagem: Patrick Harbron/Netflix

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

17/12/2021 04h00

Quando a Netflix cancelou a série "Demolidor" após 3 temporadas em novembro de 2018, petições para o resgate da atração surgiram quase imediatamente. Na ocasião, a sensação era a de um projeto inacabado. Através de declarações oficiais, representantes da Marvel e até do Disney+ deram a entender que a jornada do Demônio de Hell's Kitchen ainda não havia chegado ao fim. Agora, esse cenário torna-se cada vez mais real.

Alerta de Spoiler - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler
Imagem: Arte UOL

Após algumas semanas de especulação, o episódio 5 da primeira temporada de "Gavião Arqueiro" trouxe de volta Vincent D'Onofrio interpretando Wilson Fisk, o Rei do Crime. O vilão que enfrentou o Demolidor nas três temporadas da série da Netflix aqui tem uma espécie de parentesco com Maya Lopez, personagem da atriz Alaqua Cox.

Quem?

Maya Lopez é uma garota que nasceu surda e cresceu dentro do crime organizado, já que seu pai fazia parte de um grupo chamado Tracksuit Mafia, ou Gangue do Agasalho de Ginástica. Após o estalo de Thanos, o grupo foi atacado por Ronin, e o pai de Maya, William, mortalmente ferido pela identidade secreta adotada por Clint Barton (Jeremy Renner). Maya assumiu seu lugar no time, e jurou vingança contra Ronin.

Alaqua Cox como Maya Lopez em "Gavião Arqueiro", série do Disney+ - Chuck Zlotnick/Marvel Studios - Chuck Zlotnick/Marvel Studios
Alaqua Cox como Maya Lopez em "Gavião Arqueiro", série do Disney+
Imagem: Chuck Zlotnick/Marvel Studios

Então, quando Kate Bishop (Hailee Steinfeld) aparece usando o traje do Ronin, a perseguição recomeça.

Acontece que o Rei do Crime é considerado tio de Maya. Nos quadrinhos, Fisk é quem cria a garota após a morte de seu pai, e já chegou a colocá-la para enfrentar o Demolidor.

A aparição de Vincent D'Onofrio reprisando seu personagem foi confirmada no penúltimo episódio da temporada de "Gavião Arqueiro". Kate Bishop e Clint Barton veem o vilão conversando com Eleanor (Vera Farmiga), mãe de Kate -o que é lido como uma ameaça. É possível que ele apareça em ação realmente no episódio final da temporada, que irá ao ar na próxima quarta-feira.

Wilson Fisk, o Rei do Crime (Vincent D'Onofrio) em "Demolidor", da Netflix - David Lee/Netflix - David Lee/Netflix
Wilson Fisk, o Rei do Crime (Vincent D'Onofrio) em "Demolidor", da Netflix
Imagem: David Lee/Netflix

Mas essa não deve ser a única participação do ator no Universo Cinematográfico Marvel. Uma série derivada sobre Maya Lopez já foi confirmada para o Disney+, intitulada "Echo". Muitos apostam que o Kingpin estará na atração, que terá roteiro e direção geral de Marion Dayre ("Better Call Saul", "The Act").

Mas por que agora?

O contrato entre a Marvel e a Netflix que deu origem às séries "Demolidor", "Jessica Jones", "Luke Cage", "Punho de Ferro", "Os Defensores" e "O Justiceiro" incluía uma cláusula especial. Segundo ela, nenhum daqueles personagens poderia aparecer em outro filme ou série que não fosse da Netflix por dois anos após o cancelamento. Como a série do Homem Sem Medo foi cancelada em 2018, isso significa que os personagens só ficaram livres no final de 2020.

Por isso, agora eles podem finalmente interagir com outros membros do Universo Cinematográfico Marvel, dentro de um escopo maior.

Atenção! Contém spoilers de 'Homem-Aranha: Sem Volta pra Casa'

Alerta de Spoiler - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler
Imagem: Arte UOL

Mas Vincent D'Onofrio não é o único a vestir novamente os figurinos de seu antigo personagem. "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" conta com uma breve participação de Charlie Cox reprisando o papel de Matt Murdock —como há muito tempo já se especulava e o próprio Kevin Feige já havia confirmado parcialmente.

A participação é realmente curta. Trata-se de uma única cena em que Matt conversa com Peter (Tom Holland) e diz que ele precisará de um advogado. Ainda assim, a interação já estabelece a existência do Demônio de Hell's Kitchen dentro desse universo ampliado dos Vingadores, e dá abertura para o personagem reaparecer em outros projetos.

Cá para nós, certamente não tiraram Charlie Cox de casa apenas para isso.

Advogado ao dia, vigilante à noite: Matt Murdock, o Demolidor (Charlie Cox) - David Lee/Netflix - David Lee/Netflix
Advogado ao dia, vigilante à noite: Matt Murdock, o Demolidor (Charlie Cox)
Imagem: David Lee/Netflix

Qual o futuro dessa galera?

Ainda não temos confirmação de outros filmes ou séries em que o Demolidor irá aparecer, mas há duas fortes possibilidades.

Uma delas é a própria série "Echo", considerando a relação de Maya Lopez com o Rei do Crime e o fato de os dois personagens já terem se enfrentado nos quadrinhos.

A outra é "She-Hulk". A série vai apresentar Jennifer Walters (Tatiana Maslany), prima do Gigante Esmeralda (Mark Ruffalo) que acaba adquirindo uma versão mais branda dos poderes dele após uma transfusão de sangue.

Em sua vida civil, Jennifer é uma advogada que já atuou como consultora jurídica para super-heróis. E, por atuarem na mesma área, esse pode ser o elo entre ela e Matt.

Tatiana Maslany como Jennifer Walters em prévia da série "She-Hulk" - Marvel Studios/Reprodução - Marvel Studios/Reprodução
Tatiana Maslany como Jennifer Walters em prévia da série "She-Hulk"
Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Por enquanto, resta aos fãs esperar. E ao ator, comemorar. Em 2018, Cox lamentou publicamente a possibilidade de nunca mais viver o Demolidor.

"Muitos de nós esperávamos continuar, e certamente eu também", afirmou na época. "A verdade é que eu acho que nós tínhamos muitas histórias a contar, e apesar de eu entender [o cancelamento], estou triste por isso. É como os negócios funcionam (...) É estranho pensar que há uma chance de eu não voltar a interpretar Matt Murdock nunca mais. É um sentimento bizarro, porque o personagem é parte da minha vida há mais de quatro anos e meio."