Topo

Como a forma de assistir telenovelas se reinventou?

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/12/2021 16h17

As telenovelas fazem parte da memória afetiva de grande parte dos brasileiros e estão presentes no nosso dia a dia tanto na televisão como, mais recentemente, nas plataformas de streaming. Neste 21 de dezembro, data em que a exibição da primeira telenovela completa 70 anos, o "Splash Vê TV" comenta como a forma de assistir o gênero se reinventou.

Aline Ramos comenta que o dia a dia em meio a tantas telas faz as pessoas optarem por consumir produções menores. As novelas mais antigas costumavam ter pelo menos de 200 a 300 capítulos. Hoje na indústria televisiva já existem tramas menores, como "Um Lugar ao Sol", no ar na Globo e que terá apenas 107 capítulos.

Tem se tornado mais comum as pessoas assistirem coisas mais curtas pelo nível de concentração exigido ser menor. As pessoas podem assistir produções mais longas também, como é o caso da série 'Gray's Anatomy', com suas 17 temporadas, tudo depende de como a história é apresentada para o espectador.

No fim de outubro a HBO Max anunciou a contratação do autor Silvio de Abreu como o novo showrunner de telesséries da plataforma de streaming na América Latina. Após décadas de produção de novelas na Globo, ele deverá produzir novelas mais curtas.

Para Marcelle Carvalho, a escolha da HBO Max é um exemplo de como a forma de assistir novelas se reinventou.

A gente vê muito interesse dos streamings em produzir novelas em formatos mais curtos. Nesses 70 anos que celebramos hoje temos que refletir somente sobre a diversidade, que ainda falta nas produções. Precisamos de mais representatividade e espelhar quem fez desse gênero uma paixão nacional, com atores mais diversos.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.