Topo

Um Lugar ao Sol: quanto tempo Christian ficaria preso por fingir ser irmão?

Cauã Reymond vive Christian em "Um Lugar ao Sol"
Cauã Reymond vive Christian em "Um Lugar ao Sol"
Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

24/12/2021 04h00

Em "Um Lugar ao Sol", Christian (Cauã Reymond) assume a identidade do irmão gêmeo Renato, que morreu assassinado. Era a chance que ele tanto sonhou para ter uma vida abastada e com mais oportunidades, mas também pode se tornar seu maior pesadelo caso a farsa seja descoberta.

Christian pode até ser o mocinho da trama, mas já cometeu mais crimes que muito vilão por aí! Splash procurou Matheus Falivene, doutor em Direito Penal pela USP, para entender o que poderia acontecer com o rapaz se ele fosse condenado pela Justiça.

Continua depois da publicidade
rtyhtyjhyj - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Cena gravada em dois takes mostram dois Cauã Reymond
Imagem: Reprodução/TV Globo

Falsidade ideológica

Para assumir a identidade de Renato, Christian precisou fingir que ele havia morrido e não seu irmão. Só isso já configuraria o primeiro crime do rapaz e custaria precisos anos atrás das grades.

A falsidade ideológica é quando se faz uma declaração falsa: fingir que morreu, por exemplo. Ao usar o nome do irmão, ele comete um crime. Pena de 1 a 5 anos. Para manter uma vida como outra pessoa, precisará cometer outros vários.

Dr. Matheus Falivene

hgjuyhjkuy - TV Globo - TV Globo
Christian assumiu lugar de Renato em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: TV Globo

Falsa identidade

Ao se passar por Renato, Christian comete mais um crime, previsto no artigo 307 do Código Penal. Segundo Matheus, a prática de assumir a identidade de uma pessoa morta não é incomum, mas vem se tornando rara no Brasil, uma vez que, diante do óbito, o CPF do cidadão é cancelado.

Continua depois da publicidade

O crime de falsa identidade acontece quando se atribui uma nova identidade para obter uma vantagem. É um crime menor, uma pena leve, de 3 meses a 1 ano. Mas cada vez que se obtém uma vantagem ilícita por essa identidade, a pena aumenta.

Estelionato

Uma vez na pele de Renato, Christian tem acesso a fortuna e outros bens do irmão e a roleta do crime é girada mais uma vez! Ele pratica o estelionato, uma vantagem ilícita da qual não tem direito.

Uma conduta como essa, considerando a questão patrimonial, configura estelionato. A pena varia de 1 a 5 anos a cada vantagem que ele pode ter obtido durante o tempo em que forjou a identidade.

trhrtht - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Alinne Moraes com o ex Cauã Reymond em cenas de "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Reprodução/TV Globo
Continua depois da publicidade

Violação sexual

Fingindo ser o irmão, Christian se casa com Bárbara (Alinne Moraes), a então noiva de Renato, e passa a viver um romance totalmente falso com ela. Se os dois se envolverem em uma relação sexual, adivinhem: Christian cometerá mais um crime, o mais sério até agora.

O fato de praticar um ato sexual com essa noiva, fingindo ser outra pessoa, configura violação sexual mediante fraude, um crime contra dignidade sexual, com pena de 2 a 6 anos.

E tem como se safar?

Não sabemos como será o fim da novela, mas na vida real, Christian estaria muito encrencado se fosse descoberto. Não existe justificativa plausível para a Justiça para que ele tenha se passado pelo irmão gêmeo. Será mesmo que ele vai ter um lugar ao sol?

Pode acontecer dos crimes prescreverem. Para esses crimes, em média, a prescrição vai de 3 a 12 anos. Se ele segura a história por muito tempo, consegue escapar. No estelionato, caberia acordo com a família. Nos outros crimes, não. Se ele fosse descoberto, estaria em maus lençóis!