Marília Mendonça, MC Kevin, Paulo Gustavo: mortes de famosos marcaram 2021
2021 foi marcado pelas mortes de personalidades queridas pelo público. O ator Paulo Gustavo, a cantora Marília Mendonça e o funkeiro MC Kevin estão entre os famosos que surpreenderam o Brasil ao partirem durante o ano.
Além de atores e cantores, a retrospectiva também conta com a morte de famosos internacionais e até um dos membros da família real na Grã-Bretanha.
Marília Mendonça
A cantora sertaneja Marília Mendonça esteve presente em uma das tragédias que mais repercutiram no Brasil em 2021. Ela morreu aos 26 anos em um acidente de avião na zona rural de Piedade de Caratinga (309 km a leste de Belo Horizonte, em Minas Gerais) ocorrido em 5 de novembro.
A Polícia Militar de Minas Gerais informou que produtor Henrique Ribeiro, o tio e assessor da cantora Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto e co-pilto do avião também morreram no acidente.
A Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) abriu investigação sobre o incidente e está apurando a causa do acidente.
O velório foi realizado em Goiânia um dia após a tragédia com a presença de famosos. Uma carreata foi realizada quando o corpo de Marília Mendonça foi enterrado no cemitério Parque Memorial.
Paulo Gustavo
O ator Paulo Gustavo morreu em 4 de maio, aos 42 anos, em decorrência da covid-19. Ele permaneceu internado no Hospital Copa Star, no Rio, desde o dia 13 de março para tratar a vírus.
No hospital, o humorista ficou em estado grave e foi tratado com ECMO, uma espécie de pulmão artificial. Ele também sofreu fístulas que causaram o vazamento de ar do pulmão e desencadearam uma embolia gasosa —quando vasos sanguíneos são obstruídos por bolhas de ar.
Entre as muitas homenagens recebidas pelo artista após a morte, o nome Paulo Gustavo foi dado a uma rua de Niterói, cidade em que o artista nasceu e viveu na infância.
Paulo Gustavo deixou Romeu e Gael, filhos de 2 anos que nasceram durante o relacionamento com o médico Thales Bretas.
MC Kevin
MC Kevin morreu em maio aos 23 anos após cair do 5º andar de um hotel no Rio de Janeiro. A investigação policial ouviu testemunhas que estavam no local e concluiu que a queda foi acidental.
O laudo do exame de necrópsia apontou que a morte do então noivo de Deolane Bezerra foi causada por hemorragia e um traumatismo craniano.
O velório do funkeiro aconteceu na quadra da escola de samba Unidos de Vila Maria, na capital paulista, e foi aberto ao público.
Príncipe Philip
Marido da rainha Elizabeth 2ª, príncipe Philip morreu em abril aos 99 anos. O Duque de Edimburgo morreu em decorrência da "idade avançada", segundo o atestado de óbito divulgado pelo site Daily Telegraph.
Philip deixou um legado como a figura mais desbocada da realeza britânica e, talvez, uma de suas mais rebeldes. Ele quebrou algumas tradições e teve seu estilo em destaque na imprensa por diversas vezes.
O funeral do príncipe aconteceu na cidade de Windsor, na Inglaterra, e contou com a presença do príncipe Harry. Ele deixou a família real para morar nos EUA com a mulher, Meghan Markle.
Tarcísio Meira
Um dos principais atores brasileiros, Tarcísio Meira morreu em agosto aos 85 anos por conta de complicações causadas pela covid-19.
Ele permaneceu internado por 6 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, acompanhado da mulher, Gloria Menezes. A atriz de 86 anos também foi diagnosticada com o vírus, mas teve um quadro mais brando e apresentou boa recuperação.
Tarcisinho, filho do casal, foi o responsável por contar para a mãe sobre a morte do pai. "Eu não sei dizer como tive força. Sabia que seria uma das missões mais dolorosas da minha vida", relatou.
Paulo José
O ator Paulo José, de 84 anos, morreu um dia antes da confirmação da morte de Tarcísio Meira. A informação foi confirmada em comunicado oficial da TV Globo.
Paulo estava internado há 20 dias em um hospital no Rio de Janeiro e morreu em decorrência de uma pneumonia.
O ator foi diagnosticado com Parkinson — doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central e não tem cura —, em 1993. Mas seguiu trabalhando enquanto pôde. Em 2014 atuou na novela "Em Família" (Globo), interpretando um personagem que também tinha Parkinson.
Agnaldo Timóteo
O cantor e político Agnaldo Timóteo também foi vítima da covid-19 aos 84 anos no mês de abril. A informação foi confirmada pelo Instituto Funjor, através do qual a família vinha se comunicando com a imprensa desde a internação do artista, em 17 de março.
Agnaldo iniciou a carreira artística em programas de calouro nas rádios de Caratinga, Minas Gerais. Passou a adolescência em Governador Valadares e Belo Horizonte, período este onde ficou conhecido como "Cauby Mineiro".
Maurílio
A última semana de 2021 contou com a morte de um cantor sertanejo. Maurílio, da dupla com Luiza, morreu aos 28 anos na última quarta-feira (29).
Ele estava internado em Goiânia desde a madrugada de 15 de dezembro, quando sofreu três paradas cardíacas após passar mal na gravação de um DVD. Após a internação, o artista foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar e se recuperava nas últimas duas semanas.
Maurílio chegou a ser transferido de hospital cinco dias depois da internação, mas não resistiu após uma piora do quadro.
O primeiro disco —"Luiza e Maurílio Ao Vivo"— foi lançado em 2017. No ano seguinte eles gravaram "Ao Vivo em Imperatriz", celebrando a cidade onde Maurílio nasceu e onde se conheceram. O disco "Segunda Dose" saiu em 2019, e "Ensaio Acústico 2", em 2020.
Eva Wilma
A atriz Eva Wilma morreu em maio, aos 87 anos, em decorrência de câncer no ovário. A informação foi confirmada pela equipe da artista a Splash. Ela permaneceu internada por um mês no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Eva Wilma tinha 70 anos de carreira como atriz e estava afastada da televisão desde 2018, quando fez a novela "O Tempo Não Para", exibida pela TV Globo.
O óbito da atriz foi confirmado um dia antes do anúncio da morte de Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e do acidente envolvendo MC Kevin no Rio de Janeiro.
Dudu Braga
O produtor musical Dudu Braga morreu em setembro aos 52 anos. O filho do cantor Roberto Carlos estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em tratamento contra um câncer no peritônio, membrana que envolve a parede abdominal.
Dudu compartilhou o diagnóstico do câncer em setembro do ano passado, em publicação nas redes sociais. Além disso, ele já passou por outros dois tratamentos para cuidar de um câncer de pâncreas, em 2019.
Charlie Watts
Baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts morreu em agosto aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital em Londres, no Reino Unido. A informação foi divulgada por seu assessor de imprensa, que não informou o motivo da morte.
Dias antes da confirmação da morte, o músico precisou passar por uma cirurgia, mas só divulgou se tratar de um "procedimento médico não especificado".
Ele não era membro fundador dos Stones como Mick Jagger e Keith Richards, mas participou de todos os álbuns de estúdio do grupo. Em 2004, Charlie Watts fez o tratamento para um câncer de garganta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.