Nicolas Cage diz que ator precisa 'saber usar arma' após caso Baldwin
Nicolas Cage, de 57 anos, afirmou que os atores de Hollywood precisam "saber usar uma arma". O posicionamento dele foi feito durante uma mesa de debate com outros astros do cinema a respeito da tragédia no set do filme "Rust", em outubro do ano passado, quando Alec Baldwin atirou e matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins.
Em uma mesa de debates promovida pelo "The Hollywood Reporter" hoje, com os atores Andrew Garfield, Simon Rex, Jonathan Majors e Peter Dinklage, além de Nicolas, os astros do cinema falaram sobre a tragédia em 2021.
"Não quero culpar ninguém. Mas eu acho, e não estou falando de ninguém, mas as pessoas não gostam do termo 'estrela de cinema'. Nós queremos ser meros atores. Mas uma estrela de cinema é um tipo diferente de apresentação", disse Cage.
Ele continuou e disse sobre determinações funções que os atores precisam aprender para atuar.
"Porque você precisa saber montar um cavalo. Você precisa saber como lutar. Você vai fazer cenas de luta. Você precisa saber como andar de moto. Você precisa saber como usar um câmbio manual e dirigir carros esportivos - e você precisa saber como usar uma arma. Você precisa ter tempo para saber qual é o procedimento. Isso faz parte dos perfis de trabalho", disse ele.
O ator também afirmou que o dublê e a estrela de cinema são dois trabalhos que coexistem. "Todo dublê precisa ser uma estrela de cinema, e toda estrela de cinema precisa ser um dublê", disse ele.
Outros atores também deram suas opiniões sobre o tema. "Isso nunca deve acontecer novamente. Devemos evitar isso. Essa é nossa responsabilidade", disse Peter. "Sim, é meio óbvio. Se puder ser evitado, evite", concordou Andrew.
Peter ainda acrescentou que isso pode ser evitado pois há uma variedade de recursos em filmes. Ele levantou a questão que há muitas armas nos filmes e que todos atores já seguraram armas, provavelmente.
"Eu sempre penso nisso, sendo eu mesmo anti-arma, mas o personagem não é. Portanto, é uma coisa muito complicada. Mas isso deixou muito claro que deve haver mudança agora, 100%", disse ele.
Entenda o caso
A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu, e o diretor Joel Souza, 48, ficou ferido após um acidente ocorrido ontem no set do filme "Rust", faroeste estrelado por Baldwin, que estava sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos. A polícia confirmou à Fox News que o protagonista foi o responsável pelo disparo de uma arma cenográfica.
Os detetives buscam descobrir como e qual tipo de projétil foi disparado, disse o xerife responsável pela investigação à Fox News. O sindicato afirma, ainda, que nenhum de seus membros era responsável pela supervisão dos equipamentos cenográficos no set. Segundo o email, essa função era da equipe do estado do Novo México.
O jornal local "Santa Fe New Mexican" informou que Alec Baldwin foi visto "perturbado e em lágrimas" enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia após o seu depoimento.
Joel Souza, segunda vítima do incidente, foi atingido no ombro e recebeu atendimento de emergência no hospital Christus St. Vincent. Ele já teve alta, segundo a atriz Frances Fischer.
O ator de 63 anos falou pela primeira vez após a tragédia em seu Twitter. "Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna", afirmou.
A arma cenográfica é semelhante a uma arma de fogo normal, mas não tem a mesma nocividade intencional. No teatro, por exemplo, as armas de "adereço", como podem ser chamadas, são quase sempre réplicas não operáveis ou têm dispositivos de segurança para garantir que não sejam perigosas.
Ninguém foi detido pelo caso e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que está interrogando as testemunhas, de acordo com a agência de notícias AFP. As gravações do filme foram suspensas por tempo indeterminado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.