Por que não dá para assistir ao Globo de Ouro 2022?
O Globo de Ouro 2022 acontece amanhã, mas desta vez de uma maneira bastante diferente da que estamos acostumados. Considerada uma das premiações "termômetro" para o Oscar, o prêmio este ano passará por mudanças.
A primeira delas é a ausência de astros e estrelas que normalmente participam da premiação — seja por serem convidados ou por indicação em alguma categoria. Segundo informações reveladas pela EW, a HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood) anunciou que quer um evento "simples".
Já a segunda implica que a cerimônia não será televisionada, e os vencedores serão revelados de uma maneira nada comum para uma premiação deste porte. Conheceremos os ganhadores por meio das redes sociais e pelo site oficial. Isso mesmo, não haverá todo o luxo e glamour a que estamos acostumados.
Segundo nota enviada à Variety, "o evento deste ano será privado e não terá transmissão ao vivo. Nós providenciaremos atualizações em tempo real sobre os vencedores por meio do site oficial do Globo de Ouro e de nossas redes sociais."
Mesmo sem ser televisionada, uma pequena cerimônia acontecerá no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, Estados Unidos. É a maneira que a HFPA encontrou para não deixar o prêmio passar completamente despercebido e reunir apenas os membros da Associação.
No entanto, ainda segundo a Variety, a HFPA tentou reunir celebridades para estarem presentes no prêmio, mas todas se recusaram participar do Globo de Ouro 2022, como é o caso do ator sul-coreano Lee Jung Jae, protagonista de "Round 6".
Mas o que está acontecendo?
A degradação do Globo de Ouro não é exatamente um choque para quem acompanha a indústria cinematográfica. Em 2020, a jornalista norueguesa Kjersti Flaa moveu um processo contra a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood alegando a criação de uma "cultura de corrupção", barrando a entrada de certos profissionais, como ela, no comitê e aceitando "milhares de dólares de estúdios, canais e celebridades para quem eles entregam os prêmios", em troca de silêncio sobre tais práticas.
O processo foi julgado improcedente por um juiz federal, mas foi o bastante para chamar a atenção da imprensa.
Já em fevereiro de 2021, o jornal Los Angeles Times apontou prováveis erros financeiros da associação e questões éticas na definição dos indicados aos prêmios.
Foi apontada também uma transgressão a uma das regras do Globo de Ouro, a qual impede que os membros ganhem presentes caros. Porém, os jurados fazem viagens de luxo e conhecem celebridades, o que levantou suspeitas da indústria.
Para tentar melhorar a sua imagem pública, a Associação passou a doar grandes quantias de dinheiro para causas diversas nos últimos anos, incluindo bolsas de estudo voltadas para cursos de arte e cinema.
E por que não será televisionado?
Outra acusação recebida pela HFPA é a de racismo, além da falta de representatividade tanto entre os votantes como entre os indicados.
Jenny Cooney, um dos membros da HFPA, admitiu em março de 2021 que a associação não tem jurados negros. "Isso nunca foi visto como problema", disse em entrevista ao Australia's Today Show.
Com tal cenário, a Associação contratou consultores éticos e reformulou regras internas para aumentar a diversidade, mas não teve jeito: em maio do mesmo ano, a NBC, emissora norte-americana que possui os direitos de transmissão do evento até 2026, anunciou que não transmitirá a cerimônia de 2022. No Brasil, a TNT também não televisionará.
Desta maneira, só nos resta torcer para que o Globo de Ouro se torne mais inclusivo e mude suas diretrizes, para assim podermos assisti-lo novamente em 2023.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.