BBB é lugar de textão! Veja debates importantes levantados no reality show
O "BBB" é um reality show criado para gerar entretenimento aos participantes e telespectadores. Naturalmente, o confinamento de diferentes pessoas gera embates e discussões. Entre tudo isso, alguns debates sobre a realidade do Brasil aparecem.
Bem distante de uma militância —- ações combativas com ideais que geram mudanças na sociedade —, o programa acaba levantando assuntos para a atenção do público.
Se os "textões" nas redes não resolvem os paredões, eles se baseiam em coisas que acontecem na casa mais vigiada.
E se tratando de Brasil, com 54% da população autodeclarada negra (preta e parda), o racismo e suas diferentes maneiras de violência já foi abordado — mas ainda pouco resolvido.
O poder do "Black Power"
O racismo é tema recorrente no "BBB", seja na casa ou nos bastidores. João, ao rebater a fala de Rodolffo sobre seu cabelo, teve um dos momentos mais lembrados sobre o tema no reality.
Ele explicitou que a comparação do seu black power com uma peruca de um homem das cavernas — ou seja, um cabelo com simbolo e significado da luta antirracista com algo primitivo e malcuidado — foi dolorido.
Ludmilla também rebateu a fala, assim como Camilla de Lucas explicou à exaustão que é para pessoas negras terem sempre que dizer o quanto uma "brincadeira" ou comentário ofende enquanto pessoas brancas tem acesso a informações e podem muito bem pararem de reproduzir tal comportamento.
Mas teve mais: Na edição 16, Ronan criticou o programa por conta de uma esponja com o formato de cabelo black power colocada na cozinha. Fora da casa, recebeu ataques racistas pela atitude.
O cabelo foi o tema de um dos maiores diálogos do BBB 20 com Thelma, Rafa Kalimmann e Manu Gavassi ouvindo Babu Santana. Ele explicou como o black power assumia uma estética de libertação e todo o significado do pente garfo, que o levanta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.