Entrevistando Shantal, jornalista percebe que sofreu violência obstétrica
De Splash, em São Paulo
14/01/2022 13h04
A jornalista Leilane Neubarth, da GloboNews, descobriu que sofreu violência obstétrica no parto de seu filho, 40 anos atrás, durante entrevista com Shantal Verdelho.
Na conversa com a influenciadora, Leilane afirmou: "Acabei de me dar conta. Eles fizeram uma manobra de Kristeller e sofri episiotomia. A gente nem pensa sobre isso".
Shantal Verdelho conta como ela percebeu que estava sofrendo violência obstétrica
-- GloboNews (@GloboNews) January 14, 2022
➡ Assista na #GloboNews - https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/Bd3rwDCqwo
A manobra de Kristeller é uma técnica realizada para acelerar o trabalho de parto pressionando o abdome da gestante, e a episiotomia é um corte no períneo — a região entre o ânus e a vagina — para facilitar a passagem do bebê. O procedimento pode causar hemorragias, infecções, dor durante a relação sexual e incontinência urinária ou anal.
"Por isso é importante que uma pessoa que tem projeção pública fale. Isso ajuda outras mulheres a compreender e avançar neste debate", completou a jornalista.
Shantal conta que percebeu a violência ao ver o vídeo do parto, que descreveu como um "show de horror". Ela relata: "Algumas coisas tinham me incomodado naquela hora, como a manobra de Kristeller, estava focando só em me proteger daquela pressão e daquela dor, mas a hora que a gente olhou o vídeo e falou 'Meu deus'. Doeu quando a gente assistiu".
Nas redes sociais, telespectadores se emocionaram com os relatos das duas: "Emocionada com o depoimento da Leilane Neubarth sobre violência obstétrica. Minha mãe me disse a mesma coisa sobre o nascimento do meu irmão mais velho, mais de 40 anos atrás. Sinto muito quem tenha passado por isso. Denunciem!"
Emocionada com o depoimento da @LeilaneNeubarth sobre violência obstétrica. Minha mãe me disse a mesma coisa sobre o nascimento do meu irmão mais velho, mais de 40 anos atrás.
-- Andressa Lima (@__andressa_lima) January 14, 2022
Sinto muito quem tenha passado por isso 😟
Denunciem!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.