BBB 22: Mandioca, aipim ou macaxeira? Entenda qual o nome correto
Enquanto fiscalizavam a geladeira da área VIP, os brothers e sisters do "BBB 22" (TV Globo) descobriram muita comida e fartura para os primeiros dias. Ao encontrar um tubérculo, Vinicius perguntou aos colegas: "Como chama isso daqui na cidade de vocês?"
Luciano, de Florianópolis, Santa Catarina, e Lucas, de Vila Velha, Espírito Santo, prontamente responderam que o nome do tal tubérculo é aipim. Vinicius e Eslovênia informaram que, para eles, o nome era macaxeira. Luciano também contou aos participantes que o aipim também pode ser chamado de mandioca. Afinal, qual é o nome correto? Splash explica!
Os três estão certos! O tubérculo é chamado de uma forma diferente em cada região do Brasil mas todos eles falam da mesma coisa. Quem mora em alguns estados do sudeste, como São Paulo e Minas Gerais, e do sul, o chama de aipim; os nordestinos o chama de macaxeira; os cariocas, capixabas e nortistas preferem o termo mandioca.
A mandioca (Manihot esculenta) é uma planta nativa da América do Sul e está presente em diversas regiões do mundo. Rica em carboidratos e considerada a terceira maior fonte do nutriente nos trópicos, a mandioca também pode ser utilizada na produção de etanol, plásticos biodegradáveis, madeira e cosméticos.
É importante lembrar que ela é uma planta cianogênica, ou seja, é caracterizada pela presença de ácido cianogênico. Esse ácido é extremamente tóxico à saúde, tanto dos humanos quanto dos animais, sendo responsável por problemas como o hipotireoidismo e intoxicação, por exemplo. Mas como ela pode ser consumida sem fazer mal à saúde? A resposta é bem simples: cozida! Ao cozinhar, cortar, fritar ou assar o aipim, a toxina presente se perde, fazendo com que o tubérculo esteja apto para ser consumido. Nunca o consuma cru, pois os riscos são grandes. Lembre-se sempre de cozinhá-lo.
Em uma conversa na sala, a mineira Natália confidenciou aos brothers que começou a chamar a mandioca de aipim quando foi morar em São Paulo.
"Eu fui morar em São Paulo e fui em alguns lugares procurar por mandioca e o povo falou: 'aqui não tem mandioca não!'", riu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.