Quem é Anastácia, que estampou camiseta de Linn da Quebrada no 'BBB 22'
No início da tarde de ontem, Linn da Quebrada fez sua estreia no "BBB 22" (TV Globo). A atriz e cantora entrou na "casa mais vigiada do Brasil" pela primeira vez depois de cumprir um isolamento após testar positivo para covid-19. Mas um detalhe chamou atenção: sua camiseta, que carregava a imagem da escrava Anastácia.
A mulher foi eternizada inicialmente em uma pintura do francês Jacques Etienne Arago, em 1839, usando um instrumento conhecido como a "máscara de Flanders". Esse item era uma espécie de mordaça feita em aço laminado, usada no período colonial no Brasil, que impedia a pessoa de se hidratar ou alimentar.
Anastácia é cultuada como personalidade religiosa no Brasil e também em países africanos. Acredita-se que ela tenha sido uma escrava que, por se recusar a dormir com seu senhor, foi duramente punida.
O artista Yhuri Cruz, que criou "Monumento À Voz de Anastácia", a imagem que estampou a camiseta de Linn, quis trazer uma mudança simbólica. Segundo Cruz, em uma declaração publicada nas redes sociais de Linn, "'Anastácia Livre' é uma viagem no tempo. É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente".
Para Cruz, Anastácia "se tornou a 'escrava santa' por sua firmeza, mas refém a uma iconografia colonial". Ele ainda declarou: "Em 'Monumento à voz de Anastácia', ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência".
Em seu próprio Instagram, Yhuri Cruz contou que planejou a camiseta junto com Linn desde dezembro, quando eles pensaram em maneiras de alcançar os circuitos midiáticos com uma imagem de liberdade radical. "Muito feliz e orgulhoso por isso. Hoje, alcançamos a mídia de massa", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.