Além do 'BBB 22': as outras aparições de Silvio Santos na TV Globo
Era questão de dias para uma vitória em uma prova do líder ou do anjo de Tiago Abravanel, participante do "BBB 22" (TV Globo), resultar em um momento histórico acontecer: uma aparição de Silvio Santos, avô de Tiago e dono do SBT, no reality da concorrência.
Foram apenas duas semanas desde a confirmação do nome de Abravanel no reality show para a chegada desse grande acontecimento, visto já na madrugada da última sexta-feira (28), após o cantor vencer a prova do líder. Mas essa não foi a única aparição do bilionário "homem do Baú" na TV Globo.
Relembre outras vezes que o nome de Silvio Santos também foi destaque na tela da TV Globo.
Programa Silvio Santos transmitido pela Globo
Talvez você não saiba, mas o "Programa Silvio Santos" chegou a ser transmitido pela TV Globo, canal em que Silvio apareceu religiosamente nas manhãs de domingo entre 2 de maio de 1965 a 25 de junho de 1976.
O programa era apresentado e produzido por Silvio Santos desde 1962 ainda na grade de programação da TV Paulista, comprada por Roberto Marinho em 1965, virando a TV Globo São Paulo. Somente em 1969, o programa passou a ser exibido nacionalmente com quase oito horas de duração.
De acordo com o Memória Globo, "foi com o Programa Silvio Santos que ele [Silvio] definitivamente se popularizou" no Brasil. Não muito diferente do que conhecemos hoje, havia uma grande distribuição de prêmios e realização de jogos envolvendo o público presente no auditório e os telespectadores, com quadros fixos de jogos de perguntas. Um deles, "Só Compra Quem Tem", distribuía semanalmente um carro zero km.
Outros quadros faziam sucesso no programa: o "Show da Loteria Esportiva", com atrações variadas sobre futebol; "Quem Sabe Mais, o Homem ou a Mulher?", uma disputa entre um casal de artistas convidados; "Música e Alegria", apresentando diversos artistas; e "Boa Noite, Cinderela", no qual crianças tinham seus desejos realizados por uma noite.
Candidato à Presidência da República em 1989
Inexperiente na política, Silvio Santos decidiu lançar sua candidatura para Presidente da República às vésperas da eleição de 1989 e seu nome aparecia nos programas jornalísticos da TV Globo. Ele chegou a gravar programas eleitorais para exibição nas TVs.
Quando ele estava prestes a perder a candidatura há menos de dez dias para o primeiro turno, em 6 de novembro, Silvio chegou a ficar em 2º lugar em pesquisa Ibope com cartela com nomes dos presidenciáveis com 18%.
Na época, no mesmo cenário, Lula teve 12% das intenções de votos, ficando em 4º lugar; Leonel Brizola em terceiro, com 14%, e Fernando Collor, com 23%.
Candidatura impugnada nas eleições de 1989
Em 9 de novembro de 1989, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o registro do PMB (Partido Municipalista Brasileiro), que tinha cedido a legenda para Silvio Santos, impedindo a continuidade da sua campanha da eleição que teve primeiro turno em 15 de novembro.
No momento da impugnação, diversas equipes de TV, jornais e rádios ficaram na frente da casa do dono do SBT à sua espera.
O repórter Rodolpho Gamberini entrou ao vivo em frente ao imóvel no "Jornal Nacional". E, apesar da candidatura de Silvio Santos pelo PMB ter sido barrada pelo TSE, seu jingle lhe rendeu um de seus bordões mais famosos: "Silvio Santos vem aí...".
Exibição de trecho de programa no Vídeo Show (2015)
Uma edição de outubro de 2015 do "Vídeo Show" exibiu imagens raras de Silvio Santos na TV Globo quando seu programa foi exibido no canal carioca na década de 70, já em cores. Hoje extinto, o "Vídeo Show" era apresentado por Monica Iozzi e Otaviano Costa, que tentaram imitar o apresentador.
Sequestro de Patrícia Abravanel
Patrícia Abravanel foi alvo de um sequestro ocorrido em São Paulo, em agosto de 2001, e mantida em cárcere por uma semana. O episódio parou o país em uma trama com cobertura comparável a um reality show. No dia 28 de agosto, após o pagamento de resgate (no valor de R$ 500 mil), a jovem de 24 anos foi libertada pelos sequestradores e voltou para a mansão da família no Morumbi dirigindo o próprio carro.
Na época, algo chamou atenção: Patrícia deu uma entrevista sorridente e disse que perdoava os criminosos, características que levantaram debate sobre a síndrome de Estocolmo. Silvio Santos apareceu ao lado da filha na exibição de trechos da entrevista nos telejornais da Globo.
Sequestro de Silvio Santos
Após libertação de Patrícia e passado o enorme susto, o sequestrador Fernando Dutra Pinto, que tinha 22 anos, ainda estava solto. Dois dias após libertar Patrícia, a filha número quatro do apresentador escalou um muro e voltou a invadir a casa da família Abravanel, no Morumbi, em São Paulo. Desta vez, ele manteve refém o próprio Sílvio Santos por quase oito horas. Depois de negociações, Fernando se entregou. Silvio ainda acenou para equipes de TV e passou no Jornal Nacional de 30 de agosto de 2001.
Venda do Banco PanAmericano
O Grupo Silvio Santos possuía um banco desde 1969, que 21 anos depois viria a se tornar o Banco PanAmericano. Mas em janeiro de 2011, Silvio Santos confirmou a venda para o BTG Pactual, que tornou-se controlador do banco.
"Eu vendi o banco porque [...] se eu não entendo de banco, para que eu vou ficar com um banco?", falou o apresentador e empresário em entrevista concedida aos jornalistas e veiculada no Jornal da Globo em 31 de janeiro de 2011.
Homenagem de aniversário
Quando Silvio Santos completou 90 anos de idade, em dezembro de 2020, o programa matinal dos sábados na Globo, "É de Casa", resolveu homenageá-lo e recebeu parabéns da apresentadora Ana Furtado.
Ana participou de uma brincadeira que exibiu um frame do "Programa Silvio Santos" na TV Globo, na década de 70, enquanto mostrava famosos globais imitando o apresentador. A ideia foi fazer Furtado adivinhar quem era o dono da imitação.
Silvio Santos no BBB 22
Depois de ganhar a prova do líder na semana, Tiago Abravanel finalmente adentrou no seu quarto no BBB 22. Ao entrar no aposento real ao lado de Jade Picon, Lina, Arthur, Scooby e Douglas, ele mostrou as fotos disponibilizadas para os colegas, inclusive uma em que apareceu do lado do avô.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.