Afinal, o que Tadeu disse em Libras para Jessi? Entenda
Rodrigo Mussi foi o segundo participante a deixar a casa do "BBB 22" (TV Globo) ontem à noite. Durante o discurso para anunciar quem sairia do reality show, porém, o apresentador Tadeu Schmidt surpreendeu a todos quando se comunicou em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O recado em sinais foi especialmente para Jessilane, que também estava no paredão. Ela, que é professora e já deu aula para alunos surdos, estudou Libras para conseguir se comunicar melhor com a turma.
Mesmo extremamente nervosa, a sister foi a única dos então 19 participantes que entendeu a mensagem, ainda que não completamente. Mas o que Tadeu disse?
Splash explica
De acordo com Renata Knevitz Fernandes, professora e intérprete de libras, a frase dita por Tadeu não ficou tão clara. Ela explica que o apresentador confundiu os sinais de "mulher" (o qual se usa o dedão para fazer um "risco" na bochecha") e "chorar" (em que se desenha o movimento de uma lágrima descendo pelo rosto com o dedo indicador).
Além disso, dois outros sinais que são praticamente iguais são "permanece" e "calma". A única diferença é a maneira com que são executados: o primeiro, deve-se fazer apenas uma vez e com firmeza. Já o segundo, vem mais fluido e, constantemente, é feito mais de uma vez seguida (assim como quando pedimos na palavra falada: "calma, calma").
"Como ele tentou fazer 'fica' e a Jessi não entendeu, ele ficou repetindo", explicou Renata, que acrescentou que tudo isso é natural para quem não domina o idioma. "E a Jessi, como está aprendendo, e com todo o nervosismo da hora, se confundiu".
A professora e intérprete acredita que Tadeu tenha dito: "Professora, hoje as mulheres ficam".
Mesmo com as dificuldades, Renata elogiou o esforço do apresentador: "Os surdos são estrangeiros dentro do próprio país. Assim como a maioria das pessoas que assistiam não entendeu aqueles dez segundos do Tadeu sinalizando, a vida do surdo é aquilo quase todo o tempo. O povo vivenciou o que o surdo vive".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.