Elizabeth 2ª vai abdicar ao trono em 2023 para Charles assumir, diz jornal
Rainha Elizabeth 2ª completa hoje 70 anos de coroa e planeja se aposentar em breve. Segundo o tabloide britânico Daily Star, os planos para a coroação do Príncipe Charles ao posto de rei já estão em andamento e a cerimônia deve acontecer no ano que vem.
Ontem, ao divulgar uma carta em que reflete sobre o aniversário de sete décadas de reinado, a monarca deu sinais sobre a sucessão, porém sem dar uma data específica para isso.
Elizabeth 2ª afirmou que terminado seu reinado passará a coroa para o filho mais velho, primeiro na linha sucessória, e surpreendeu ao revelar que Camilla terá o título de rainha consorte.
Segundo o jornal, chefes militares e de segurança receberam ordens para planejar a coroação de Charles depois de receberem um briefing ultra-secreto. Uma pequena equipe de oficiais já teria um plano pronto para a coroação de Charles, que fontes dizem que deve ocorrer em 2023.
"Estamos moldando um evento militar que precisará da aprovação do Palácio quando for a hora. Nosso papel é a apresentação cerimonial e garantir que estamos prontos para qualquer data que for decidida. Temos muitos planos em andamento - mas esse será especial", disse um militar ao jornal.
"Um evento dessa magnitude exige um planejamento militar e de segurança detalhado, com a segurança sendo de responsabilidade da Polícia Metropolitana, enquanto moldamos os eventos cerimoniais e alinhamos com a polícia em relação ao planejamento em torno disso", completou a fonte.
Todos os membros da família real estarão envolvidos na cerimônia, que terá centenas de soldados liderando um grande desfile. Com Charles no poder, o Príncipe William será o próximo na linha de sucessão ao trono, e seu filho, o príncipe George, herda o trono dele.
O último rei do Reino Unido foi George 6º, pai de Elizabeth 2ª. Sua morte, há 70 anos, levou Elizabeth a se tornar rainha aos 25 anos. Ela foi coroada em 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster, aos 27 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.