Topo

Paloma Duarte sobre atuar com avô Lima Duarte em 'Além da ilusão': 'Sonho'

Lima Duarte e Paloma Duarte (Reprodução Instagram) - Reprodução / Internet
Lima Duarte e Paloma Duarte (Reprodução Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

07/02/2022 10h12

Em "Além da ilusão", novela que estreia hoje na faixa das seis na TV Globo, Paloma Duarte, de 44 anos, contou que realizou o sonho de atuar com o avô Lima Duarte, 91.

Em entrevista ao jornal "Extra", a atriz disse que o sonho de contracenar com o avô já era antigo. "Foi tão gostoso! Era um sonho antigo estar em cena com ele. Foi nossa primeira vez. Eu precisava ter botado um babador no estúdio! Eu tremia de alegria. Não acreditava que estaria no set com aquele cara incrível e ele ainda é meu avô!", disse ela.

Em uma família cheia de artistas, Paloma contou que foi tranquilo ser criada e também criar os filhos nessa realidade. Ela contou que o set sempre foi como uma segunda casa, sua mãe (atriz Débora Duarte) sempre viajando e fazendo teatro, enquanto seu pai (Antônio Marcos) era cantor.

"Tentei preservar a privacidade dos meus filhos na infância, na adolescência. Agora elas decidem como querem lidar com isso. Eu não me meto, não!", disse, aos risos.

Questionada sobre a vida a dois, a atriz, casa com o ator Bruno Ferrari, disse que, durante a quarentena, a relação do casal melhorou. "Brinco que demoramos para virarmos namorados. Fomos amigos por anos antes de sequer pensar em qualquer coisa, porque acho que estávamos nos preparando um para o outro Nossa vida é muito sintonizada", contou.

Com três filhos, a atriz disse que não pensa em ter mais outro. Segundo ela, a disposição física já não é mesma. "Para mim, ter três filhos (Maria Luiza, 27, Clara, 24, e Antônio, 6) já está bom!", disse.

A atriz disse que voltar a ser mãe com duas filhas já grandes foi a melhor coisa do mundo. "Experienciar a maternidade com mais idade foi muito diferente da época das meninas em que eu era muito jovem. Brinco com elas dizendo que quem pegou o doce da manga foi Antônio porque sou mais madura, vejo a vida com mais calma. Na época delas, eu trabalhava muito. Mas somos muito companheiras. Exploramos a vida juntas", pontuou.

"Além da Ilusão"

Na novela das seis, Heloísa, sua personagem, foi separada da filha e passa a vida desiludida. Já acostumada a viver história dramática sobre maternidade (em Malhação (2019) a atriz interpretou uma personagem que adotou uma criança sem consentimento da mãe biológica), ela disse que é engraçado como a maternidade está sempre ao seu redor. A filha do meio também está no elenco, interpretando a mãe em cenas de flashback.

"É um traço meu muito forte. (O tema) me toca profundamente. Heloísa teve a filha tirada dos braços há 24 anos. Ela é amargurada. Choro lendo os capítulos", afirmou a atriz.

Questionada o que faria no caso da personagem, ela disse que não consegue imaginar. "Nossa Senhora! Eu não consigo imaginar. Eu nunca desistiria de encontrar minha filha, mas também reconheceria o espaço dessa família que se criou", disse.

Paloma destacou que o público pode esperar uma virada na vida da sua personagem. Segundo ela, no início da segunda fase, mesmo que a dor de Heloísa não suma, já será possível ver uma nova Helô.

"Ela está um pouco mais em paz com suas questões, dentro do possível. Ela cria a sobrinha (Isadora, interpretada por Larissa Manoela) com muito amor. Leônidas chega, aquele homem lindo que é o Eriberto Leão, dando toda a atenção do mundo. Mas ela não se permite essa alegria. Ainda vai demorar...", disse.

Para se preparar para a novela, a atriz contou que sempre fecha a boca um pouco para dar uma emagrecida. "Dei uma relaxada em casa. Quando comecei a gravar, já voltei a pegar mais pesado no exercício. Estava loura, passamos meu cabelo para um castanho bem escuro na primeira fase. Colocamos um aplique lá na cintura. Na segunda fase, ele já é curtinho, mas cheio de ondas, coisa da época", afirmou.

Outra preparação foi aprender a costura, já que sua personagem e a da Larissa Manoela tem essa relação com a máquina. Apesar das duas fazerem aula, ela afirmou que tudo é truque. "Se botar uma máquina na nossa frente, sentamos e costuramos, mas não sai nada maravilhoso. Não somos capazes de fazer uma roupa, somos capazes de fazer uma cena", disse, aos risos.

A atriz disse que a característica em comum com a personagem é o fato de ambas serem mulheres intensas, mas não tem nada de dramática, como é Heloísa.

A atriz sempre se acostumou em se manifestar politicamente. De acordo com ela, ela guarda para falar na hora que acha necessário, possivelmente nas eleições.

"Depende do momento. Tirando a nova geração, acredito que a maioria das pessoas saiba perfeitamente onde estou posicionada desde a primeira eleição do Lula em 1900 e guaraná (risos). Mas não fico falando de dois em dois minutos sobre isso", disse.

Outro questionamento foi sobre o assunto do momento: o "Big Brother Brasil 22". Ao saber da entrada de Linn da Quebrada, a atriz comemorou a participação da atriz e cantora. No entanto, ela disse que não tem conseguido acompanhar muito o reality show.

"Quando chego em casa da gravação, começo a estudar o texto e, quando vejo, já é tardão e perdi. Acabo mais vendo os pedacinhos pelas redes sociais. E (Antonio) Calloni, que está acompanhando mais do que eu , me dá os relatórios!", brincou ela.