Topo

Syl Johnson, 'rei dos samples', morre aos 85 anos

Syl Johnson morre aos 85 anos - Getty Images
Syl Johnson morre aos 85 anos Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

07/02/2022 07h36Atualizada em 07/02/2022 11h26

O cantor americano Syl Johnson morreu ontem aos 85 anos. A causa da morte não foi informada. A família publicou comunicado, divulgado pela imprensa americana.

"É com extrema tristeza que nossa família anuncia o falecimento da lenda do Hall da Fama do Soul & Blues Syl Johnson, nascido Sylvester Thompson em Holly Springs, no estado do Missisípi. Pai, irmão, avô, bisavô, tio, amigo e artista, ele viveu sua vida como cantor, músico e empresário que amava música negra", diz o texto.

A morte do cantor acontece poucos dias após a de seu irmão mais velho, Jimmy Johnson, que morreu aos 93 anos.

Syl Johnson começou a carreira na década de 60 com o álbum "Dresses Too Short". Nele, estava a música "Diferent Strokes", sampleada por muitos artistas, como Jay-Z e Kanye West.

Ele, inclusive, chegou a processar Jay-Z e Kanye West em 2011 por usarem partes de sua música em "The Joy" sem a devida autorização. Johnson também processou Michael Jackson, Cypress Hill e outros por samplearem sua música sem permissão.

O músico conseguiu recuperar o controle dos direitos autorais sobre a música e, décadas após encerrar a carreira, voltou a ganhar dinheiro com sua arte.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A primeira versão do texto trazia a foto de Jimmy Johnson em vez de Syl Johnson. A imagem já foi trocada nesta reportagem e na homepage do UOL.