Syl Johnson, 'rei dos samples', morre aos 85 anos
O cantor americano Syl Johnson morreu ontem aos 85 anos. A causa da morte não foi informada. A família publicou comunicado, divulgado pela imprensa americana.
"É com extrema tristeza que nossa família anuncia o falecimento da lenda do Hall da Fama do Soul & Blues Syl Johnson, nascido Sylvester Thompson em Holly Springs, no estado do Missisípi. Pai, irmão, avô, bisavô, tio, amigo e artista, ele viveu sua vida como cantor, músico e empresário que amava música negra", diz o texto.
A morte do cantor acontece poucos dias após a de seu irmão mais velho, Jimmy Johnson, que morreu aos 93 anos.
Syl Johnson começou a carreira na década de 60 com o álbum "Dresses Too Short". Nele, estava a música "Diferent Strokes", sampleada por muitos artistas, como Jay-Z e Kanye West.
Ele, inclusive, chegou a processar Jay-Z e Kanye West em 2011 por usarem partes de sua música em "The Joy" sem a devida autorização. Johnson também processou Michael Jackson, Cypress Hill e outros por samplearem sua música sem permissão.
O músico conseguiu recuperar o controle dos direitos autorais sobre a música e, décadas após encerrar a carreira, voltou a ganhar dinheiro com sua arte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.