Topo

Indicada ao Oscar, Beyoncé conquista honra inédita na carreira

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

08/02/2022 11h53

A história já está sendo escrita com o anúncio dos indicados ao Oscar, que aconteceu na manhã de hoje. Beyoncé conquistou sua primeira nomeação da carreira ao prêmio, em "Melhor Canção Original", por "Be Alive", parte da trilha sonora do longa "King Richard".

A indicação ao Oscar vem como o último grande mérito que faltava à coleção de Beyoncé, vencedora de 28 Grammys, o prêmio máximo da música, e indicada oito vezes ao Emmy, a honra maior da televisão.

Quase lá

Esta não é a primeira vez que Beyoncé tenta uma vaga entre os indicados ao Oscar. Ela já passou perto de uma indicação em outros dois anos, mas acabou ficando de fora da corrida.

No Oscar de 2007, Beyoncé estrelou o musical "Dreamgirls", que emplacou três músicas entre os prêmios de "Canção Original", incluindo "Listen", que se tornou um dos clássicos de sua carreira. Apesar de ser uma das compositoras, ela não foi listada entre os indicados, uma vez que o Oscar só privilegiava os três que mais contribuíram para a música, regra já abandonada pela premiação.

hgtyjt - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Beyoncé passou perto do Oscar com "O Rei Leão"
Imagem: Reprodução / Instagram

Disney no comando

No Oscar de 2020, Beyoncé teve mais uma chance de aparecer entre as nomeações quando compôs uma das únicas músicas originais da versão live-action de "O Rei Leão", a faixa "Spirit".

Mesmo sendo lembrada no Globo de Ouro e tendo nas costas o peso da Disney, vencedora de 14 Oscars de "Canção Original", a cantora também acabou de fora do prêmio.

Agora vai?

Neste ano, Beyoncé enfrenta competição pesada na categoria. "Dos Oruguitas", de Lin-Manuel Miranda, representa "Encanto", cuja trilha sonora é o álbum mais vendido nos EUA no último mês, e "No Time to Die", de Billie Eilish, é a aposta de "007 - Sem Tempo para Morrer", franquia que já venceu o Oscar duas vezes por músicas de Adele e Sam Smith.

A lenda da música Van Morrison — com "Down to Joy", de "Belfast" — e Diane Warren — com "Somehow You Do", do longa "Four Good Days" —, indicada pela 13ª vez sem nunca vencer , completam o time de indicados.

No dia 27 de março, descobriremos se Beyoncé vai precisar arranjar um espaço para o Oscar na estante.