Por que 'Ataque dos Cães' se tornou o maior indicado ao Oscar 2022
"Ataque dos Cães", filme da Netflix dirigido por Jane Campion, é o líder de indicações ao Oscar 2022. O longa, estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons, recebeu 12 nomeações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Veja aqui a lista completa.
Momento histórico
Exibido para o público pela primeira vez no Festival de Veneza do ano passado, "Ataque dos Cães" é um longa da diretora Jane Campion, que venceu o prêmio de melhor roteiro original no Oscar de 1994 por "O Piano".
Na ocasião, o romance estrelado por Holly Hunter e Harvey Keitel ganhou 3 prêmios da Academia, incluindo também o de melhor atriz e o de melhor atriz coadjuvante (para Anna Paquin).
A indicação ao prêmio de melhor diretora este ano também é um recorde para o Oscar: a neozelandesa torna-se a primeira mulher na história com duas indicações na categoria.
Drama psicológico
Ambientado no ano de 1925, "Ataque dos Cães" é um filme de faroeste que trata de temas como amor, luto, ressentimentos e sexualidades.
A história acompanha o tirânico fazendeiro Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) e seu irmão, George (Jesse Plemons).
Certo dia, os dois conhecem Rose, a viúva proprietária de um restaurante, e o filho dela, Peter (Kodi Smit-McPhee), um rapaz adolescente considerado afeminado para os padrões locais.
Phil trata os dois tão mal que eles caem no choro. Peter se orgulha tanto de tê-los machucado que convida os demais caubóis a rirem com ele. Todos o seguem, menos George —que acaba se casando com Rose.
Depois do casamento entre George e Rose, Phil faz questão de deixar claro que os dois não são bem-vindos ali, e então, começa uma batalha silenciosa pelo poder.
Phil começa a atormentar Rose e Peter cada vez mais, e sua zombaria do garoto apenas se amplia com o tempo. Então, de repente, Phil parece acolher o menino para ser seu protetor. Será que este gesto mostra que o fazendeiro está se amolecendo ou é apenas mais um de seus truques?
Trajetória de sucesso
Além de um tema e uma ambientação queridos para a Academia do Oscar (a AMPAS), "Ataque dos Cães" tem uma trajetória de sucesso desde a Bienal de Veneza. O filme foi ovacionado durante quatro minutos, e Jane Campion saiu do festival com o Leão de Prata, prêmio dado pelo júri à melhor direção.
O presidente do júri do Festival de Veneza de 2021, vale lembrar, foi o cineasta Bong Joon ho, diretor de "Parasita" (2019), que venceu 4 Oscars em 2020: melhor filme, melhor diretor, melhor filme internacional e melhor roteiro original.
Enquanto acumula 94% de aprovação no agregador Rotten Tomatoes, o filme recebeu bastante prêmios de associações especializadas e sindicatos de cineastas.
Isso é importante porque os membros destes sindicatos são as pessoas que votam nas categorias do Oscar —os membros do Sindicato de Diretores de Fotografia, por exemplo, votam na categoria de melhor fotografia, e assim por diante.
"Ataque dos Cães" levou prêmios de melhor filme, melhor direção ou melhores atuações e roteiro várias associações, como dos críticos de Nova York, Los Angeles, Londres, San Diego e São Francisco. Isso indica que ele tem a aprovação da imprensa especializada, e isso influencia, direta ou indiretamente, nos resultados.
No Festival de Toronto, ficou em segundo lugar na escolha do público (perdendo para Belfast, de Kenneth Branagh). Isso também indica um possível favoritismo seu ao Oscar, já que tradicionalmente filmes que são acolhidos pelo público do festival canadense fazem uma boa rota no prêmio da Academia.
Para as próximas semanas, um bom termômetro para a performance de "Ataque dos Cães" na noite de premiação é ficar de olho nos vencedores de algumas premiações, como SAG (do Sindicato dos Atores), DGA (do Sindicato dos Diretores) e WGA (do Sindicato dos Roteiristas), que acontecem respectivamente em 27 de fevereiro, 12 de março e 20 de março.
A cerimônia de premiação do Oscar 2022 será realizada no dia 27 de março, com exibição no Brasil no canal TNT.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.