Topo

Spielberg se torna 1º diretor indicado ao Oscar em seis décadas diferentes

O diretor de cinema Steven Spielberg - REUTERS
O diretor de cinema Steven Spielberg Imagem: REUTERS

De Splash, em São Paulo

08/02/2022 12h37

As indicações ao Oscar por "Amor, Sublime Amor" trouxeram a Steven Spielberg algumas marcas especiais. O lendário diretor norte-americano se tornou o único a ser indicado à premiação em seis décadas diferentes.

A primeira indicação dele como Melhor Diretor veio em 1978, com "Contatos Imediatos do Terceiro Grau". Desde então, ele teve pelo menos uma nominação em cada período de dez anos — "Os Caçadores da Arca Perdida" e "ET: O Extraterrestre" na década de 1980, "A Lista de Schindler" e "O Resgate do Soldado Ryan" na década de 1990, "Munique" na década de 2000, "Lincoln" na década de 2010, e agora "West Side Story" na década de 2020.

Com isso, ele colocou fim ao empate com Martin Scorsese, que tem cinco décadas consecutivas como indicado a Melhor Diretor.

Além disso, agora Spielberg também é a única pessoa na história a receber 11 indicações na categoria principal da Academia — Melhor Filme.

A conquista coloca Spielberg acima de Scott Rudin, que acumula nove, e da parceira de produção de longa data do diretor, Kathleen Kennedy, que tem oito.

Confira o trailer de "Amor, Sublime Amor":