Topo

MP-SP abre investigação contra Adrilles por suposta saudação nazista

Gesto de Adrilles Jorge foi interpretado como saudação nazista - Reprodução
Gesto de Adrilles Jorge foi interpretado como saudação nazista Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

09/02/2022 17h03Atualizada em 09/02/2022 20h04

O comentarista político e ex-BBB Adrilles Jorge virou alvo de uma investigação instaurada pelo Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Inteligência), braço do MP-SP (Ministério Público de São Paulo). A abertura do inquérito vem após ele encerrar um programa na Jovem Pan com uma suposta saudação nazista, o que em tese contraria os dispositivos da Lei 7.716/89.

O momento aconteceu no programa "Opinião" de ontem, enquanto Adrilles falava sobre o caso de Monark, desligado do Flow Podcast por apologia ao nazismo. O ex-BBB também foi demitido da emissora após o ato.

Acompanhe esta e outras notícias no UOL News:

"O nazismo matou 6 milhões de judeus, o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada, com partidos normalizados", disse o comentarista.

O apresentador William Travassos fala por cima de Adrilles, anunciando que o programa está acabando. O ex-BBB, então, leva a mão estendida à altura do rosto, num gesto parecido com o Sieg Heil, expressão alemã que significa 'salve a vitória', muito utilizada no período Nazista como uma saudação de Hitler.

Travassos, surpreso, responde: "Surreal, Adrilles". Ele ri.

Adrilles nega

Com a repercussão do episódio, Adrilles negou que o gesto tenha relação com o nazismo e disse que estava apenas dando "tchau".

"A insanidade dos canceladores ultrapassou o limite da loucura. Depois de um discurso meu veemente contra qualquer defesa de nazismo, um tchau é interpretado como um saudação nazista. Nazista é a sanha canceladora que não enxerga o próprio senso assassino do ridículo", escreveu no Twitter.