Topo

Príncipe Charles decide banir irmão de castelo por suposto abuso, diz site

Rainha Elizabeth 2ª ao lado do príncipe Andrew - Max Mumby/Indigo/Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª ao lado do príncipe Andrew Imagem: Max Mumby/Indigo/Getty Images

Colaboração para Splash, em Maceió

12/02/2022 14h53

Depois de perder os títulos militares devido às acusações de abuso sexual contra uma menor, o príncipe Andrew teria sido banido do Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da realeza britânica.

Segundo informações do The Sun, a decisão partiu diretamente do príncipe Charles, que não quer ver as polêmicas envolvendo seu irmão respingarem sobre a família real.

Uma fonte próxima à realeza disse que Charles quer Andrew "fora de cena", e teria avisado o irmão que mantenha "a cabeça baixa", além de ficar longe dos fotógrafos.

No mês passado, o juiz Lewis Kaplan, de Nova York, nos Estados Unidos, não acatou o pedido do príncipe Andrew para rejeitar a denúncia de agressão sexual que uma americana apresentou contra ele em 2001, por um suposto abuso — na época, a vítima, Virginia Giuffre, tinha 17 anos.

Giuffre afirmou que Andrew abusou dela sexualmente nas residências do financista americano Jeffrey Epstein localizadas em Nova York, Londres e no Caribe.

Segundo a denunciante, Epstein, que morreu em 2019, a "emprestou" para ter relações sexuais com seus amigos ricos e poderosos, entre eles Andrew, uma acusação que o príncipe negou categoricamente em diversas ocasiões.

Em comunicado à imprensa, o Palácio de Buckingham afirmou que o príncipe Andrew "se defenderá neste caso em qualidade de cidadão privado".

Andrew já foi considerado pela imprensa britânica como o "filho favorito da rainha" Elizabeth 2º. Além dos relatos da proximidade entre eles antes do príncipe se envolver no escândalo, a série "The Crown", da Netflix, que mostra detalhes da família real, também aponta uma preferência da rainha.