De Senor Abravanel a Silvio Santos: por que o apresentador mudou de nome?
Em uma conversa com Tiago Abravanel no "BBB 22" (TV Globo), Pedro Scooby descobriu hoje que Silvio Santos é um nome artístico e fez muita gente descobrir isso também.
O alvoroço sobre a informação foi tanta que "Senor Abravanel" foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.
O apresentador já explicou a origem do nome Senor na TV ainda nos anos 80. Silvio é descendente de Dom Isaac Abravanel, judeu financista responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século 15.
"O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram 'você fica e o povo judeu vai'. Ele disse, 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'", contou Silvio, emocionado.
Aqui no Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e quantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que 'Dom é frescura' e ele colocou Senor, Senor quer dizer 'Dom Abravanel'. Silvio Santos.
A mudança
Apesar da origem nobre do nome, o dono do SBT optou por um nome artístico ainda muito jovem. Sua mãe já tinha dificuldade em pronunciar "Senor" e o chamava de Silvio.
Ao dar início à carreira na rádio, decidiu trocar o sobrenome para poder participar de um programa de calouros: se usasse novamente o sobrenome "Abravanel", saberiam que ele já tinha tentado anteriormente e não o ouviriam. Ele escolheu "Santos" e não mudou mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.