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Nova temporada de Irmão do Jorel surpreende com episódio bilíngue e Emicida

"Irmão do Jorel" chegou à quarta temporada - Divulgação/ Cartoon Network
'Irmão do Jorel' chegou à quarta temporada Imagem: Divulgação/ Cartoon Network

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

13/02/2022 04h00

"Irmão do Jorel" foi lançado no Cartoon Network em 2014 e, de lá para cá, já ganhou quatro temporadas, 104 episódios e muitos fãs. Com tanto conteúdo, a série sobre a vida de um menino ofuscado pelo irmão chamado Jorel precisou se reinventar para continuar fazendo sucesso e angariando cada vez mais espectadores.

Para Zé Brandão, co-fundador e diretor criativo do Copa Studio, responsável pela produção, a fórmula do êxito da animação é explorar novos formatos. "Acho a quarta temporada a mais surpreendente, porque temos um episódio que é um clipe musical de 11 minutos e outro que ousa ser bilíngue, chamado 'English Please', com o Irmão do Jorel aprendendo inglês. São diversas coisas novas", conta em entrevista a Splash.

Temos algumas tramas falando sobre o universo da série, mas a conexão com o nosso mundo também é essencial. Neste ano, temos também a volta do Emicida à série, para a revanche de Clayton, algo muito especial para nós.

Para o animador, além do novo ano, é empolgante pensar que a animação conta hoje com uma centena de capítulos. "Não sou numerólogo, mas acho cabalístico que passamos do episódio de número 100, principalmente se pensarmos que é uma animação brasileira com 104 capítulos. Para mim, é uma vitória porque é difícil chegar lá, mas ainda mais difícil se manter."

Cena do episódio de 'Irmão do Jorel' que conta com a volta de Emicida - Divulgação/ Cartoon Network - Divulgação/ Cartoon Network
Cena do episódio de 'Irmão do Jorel' que conta com a volta de Emicida
Imagem: Divulgação/ Cartoon Network

Zé Brandão acredita estarmos "surfando" o que ele chama de "um dos melhores momentos da animação brasileira", e "Irmão do Jorel" tem a sorte de ser produzido neste cenário fértil e positivo para o gênero. "Temos uma história lindíssima, de mais de 100 anos de animação brasileira, a primeira foi feita em 1917", explica. "Há 10 anos, havia pouquíssimas coisas na televisão de animações brasileiras. Hoje, são mais de 60 séries originais."

Estamos vivendo um marco, a 'Brazilian Storm' da animação.

Brazilian Storm, a que Brandão se refere, foi o nome dado pela imprensa internacional em 2011 à geração de surfistas brasileiros, como Gabriel Medina, que mostrava muito talento e prometia dominar o surfe.

Segundo Marina Filipe, gerente sênior de produção original do Cartoon Network, é possível relacionar a história de "Irmão do Jorel" com a da animação no país. Ela acredita que as produções originais tendem apenas a crescer, e esse movimento é independente das cotas de títulos brasileiros obrigatórios. "Vai além das regras e da legislação, estamos vivendo uma década emblemática."

Originalidade

Querida por crianças e adultos, "Irmão do Jorel" triunfa com tramas malucas e diferentonas, completamente fora de caixa. Para Zé Brandão, esse fato é mérito da incrível equipe de roteiristas, que conta com diversos nomes. "A gente ganhou o Prêmio ABRA de roteiro e a parte onde tinham os nomes era absurda de tanta gente, tinha muito mais pessoas que nos outros projetos."

Com tantas pessoas, ele acredita ser possível "arejar melhor as ideias". "Trazemos diferentes talentos, o que nos ajuda a manter a forma", diz ao explicar por que uma série que tem como público-alvo crianças entre 8 a 10 anos agrada a tantos adultos. "Tentamos dialogar com diferentes públicos e sempre há diferentes camadas na trama. Se você pausar uma cena, por exemplo, sempre haverá um easter egg escondido. A série é sempre uma tela cheia."

Cena de 'English Please', episódio bilíngue da quarta temporada de 'Irmão do Jorel' - Divulgação/ Cartoon Network - Divulgação/ Cartoon Network
Cena de 'English Please', episódio bilíngue da quarta temporada de 'Irmão do Jorel'
Imagem: Divulgação/ Cartoon Network

Além disso, o Brasil começou a fazer mais animações nos últimos dez anos, ou seja, tem muita história acumulada para contar, principalmente da nossa própria infância. O que não falta são ideias.

Já a executiva do Cartoon Network atrela o sucesso ao fato de os adultos de hoje terem crescido assistindo aos desenhos da emissora, então, há uma espécie de sentimento de familiaridade com a linguagem de "Irmão do Jorel". "Isso não tira o mérito da série de conversar e divertir a todos", completa.

Além do Brasil

Marina Filipe conta que não é apenas em seu país de origem que a série faz sucesso: segundo ela, o desenho também é bem recebido internacionalmente, principalmente na América Latina. "Uma vez, fui a um festival no México e, quando falei sobre 'Irmão do Jorel', todos sorriram."

"A série fala de um contexto que achamos ser apenas brasileiro, mas na verdade é um contexto latino-americano, algo que atrai pessoas de outras culturas", encerra a executiva.

As quatro temporadas de "Irmão do Jorel" estão disponíveis na HBO Max.