Topo

Van Damme dá adeus aos filmes de ação; como ator virou um astro do cinema?

Jean-Claude Van Damme em cena do filme "O Grande Dragão Branco" - Reprodução
Jean-Claude Van Damme em cena do filme "O Grande Dragão Branco" Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

13/02/2022 04h00

Jean-Claude Van Damme está se preparando para o último filme de ação na carreira. O ator belga de 61 anos vai estrelar e produzir "What's My Name?", segundo informações do site Deadline.

O filme reunirá antigos rivais que já lutaram com Van Damme nas telonas e também astros da nova geração que cresceram vendo o trabalho do belga e se inspirando nele, segundo o relato.

"What's My Name?" encerrará a trajetória de Van Damme nos filmes de ação. A carreira, marcada pelo sucesso de "O Grande Dragão Branco" (1988), também é lembrada pelas participações nos longas "Soldado Universal" (1992), "Kickboxer" (1989) e "Duplo Impacto" (1991).

Início em Hollywood

Aos 20 anos, quando decidiu deixar a Bélgica e partir para os EUA, Jean-Claude Van Damme trabalhou em diferentes áreas. Além de ser funcionário de uma academia, o ator também aceitou ser taxista e garçom.

Os primeiros contatos com Hollywood vieram após um trabalho como segurança. Ele foi escolhido para acompanhar o astro Chuck Norris, referência em filmes de ação.

"Eu não precisei lutar. Ainda bem. Eu conversava muito bem, era simpático e nenhum incidente aconteceu", disse sobre a experiência durante entrevista ao The Hollywood Reporter.

Chutes em um cliente

O documentário "Os Go-Go Boys: A História Secreta da Cannon Films", lançado em 2014, contou bastidores da escolha por Van Damme em "O Grande Dragão Branco".

Trabalhando como garçom nos EUA, o ator conseguiu uma vaga no elenco após impressionar o produtor Menahem Golan, cliente do restaurante, com os seus chutes. Até então, o belga só acumulava participações pequenas e figurações em filmes.

O início nos cinemas também rendeu outro encontro curioso. Van Damme enfrentou o lutador profissional moçambicano Paulo Tocha em uma das gravações.

A luta entre Frank Dux (Van Damme) e Paco (Tocha) foi um dos momentos marcantes de "O Grande Dragão Branco". Da cena em que os dois sobem no tablado para trocar socos e chutes, Tocha saiu com um nariz fraturado, o abdômen inchado e a impressão de que Van Damme tinha "aprendido a dar porrada".

Jean Claude Van Damme em O Grande Dragão Branco - Reprodução - Reprodução
Jean Claude Van Damme em O Grande Dragão Branco
Imagem: Reprodução

Treta com Steven Seagal

O sucesso de Jean-Claude Van Damme rendeu provocações de outra estrela de Hollywood. Segundo uma entrevista de Sylvester Stallone à revista FHM, o astro não gostava de comentários feitos por Steven Seagal.

Van Damme desafiou Seagal para uma luta em 1997 durante uma festa na casa do intérprete de Rocky Balboa. "Seagal inventou umas desculpas e foi embora. Van Damme ficou com raiva e o seguiu até uma boate para desafiá-lo novamente", contou Sylvester Stallone.

Homenagens

Em 2021, quando completou 61 anos, Jean-Claude Van Damme recebeu um presente inusitado. Uma estátua do ator foi erguida em frente a um shopping de Bruxelas, na Bélgica.

O ator também foi homenageado com uma estátua no Azerbaijão. Nas duas obras, o ator é exaltado por seu estilo acrobático, o que inclui o famoso espacate.

Aposentadoria

Van Damme afirmou ter planos para a aposentadoria. "Estou cancelando tudo para entrar em forma. Comprei um barco pequeno e, depois desse filme, quero dar a volta ao mundo nele e relaxar", afirmou.

"Trabalhei toda a minha vida, vivi toda a minha vida em hotéis nos últimos 30 anos. Isso tudo será explicado no filme, como me afastei da minha família. Depois disso, quero relaxar e aproveitar minha vida e minha família, porque a vida passa rápido", concluiu o ator belga.