Topo

Mãe de Ivan Reitman, diretor de 'Os Caça-Fantasmas', sobreviveu a Auschwitz

Família de Ivan Reitman se refugiou no Canadá, em 1946 - Theo Wargo/ Getty Images for Sony Pictures
Família de Ivan Reitman se refugiou no Canadá, em 1946 Imagem: Theo Wargo/ Getty Images for Sony Pictures

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

14/02/2022 12h56

Ivan Reitman, um dos grandes nomes entre diretores e produtores de Hollywood, morreu na noite do último domingo, aos 75 anos. Segundo o CEO da Sony Pictures, o cineasta foi o responsável por algumas das "maiores comédias de Hollywood". Em seu currículo, há produções de grande sucesso, como "Os Caça-Fantasmas" (1984) e "Um Tira no Jardim de Infância" (1990), títulos que alavancaram as carreiras de renomados atores, como Bill Murray e Arnold Schwarzenegger.

Nascido em Komárno, na Tchecoslováquia, em 27 de outubro de 1946, Reitman era filho de judeus húngaros. Sua mãe, Klara, sobreviveu ao holocausto no campo de concentração de Auschwitz, na Áustria, e toda a família se refugiou no Canadá quando o pequeno Ivan tinha apenas quatro anos. Quando mais velho, ele frequentou a Universidade McMaster, onde começou a produzir e dirigir diversos curtas-metragens e também conseguiu o título de Bacharel em Música, em 1969.

O primeiro trabalho de produção de Reitman foi com a emissora CITY-TV em Toronto, que tinha acabado de ser lançada. A CITY também foi o primeiro lugar que trabalhou Dan Aykroyd, ator que fez parceria com o cineasta em "Os Caça-Fantasmas". No entanto, a presença de Reitman na empresa não durou muito tempo, e ele foi demitido em seu primeiro ano pelo dono da emissora, Moses Znaimer.

Ivan Reitman morreu aos 75 anos de causas naturais - Robyn Beck / AFP - Robyn Beck / AFP
Ivan Reitman morreu aos 75 anos de causas naturais
Imagem: Robyn Beck / AFP

Em 1978, ele produziu a cultuada comédia "Clube dos Cafajestes" ao lado de Matty Simmons. O título se tornou o seu primeiro grande sucesso e, em entrevista ao The New York Times, ele revelou ter se arrependido de não tê-la dirigido. Depois, dirigiu "Almondegas" (1979), sua primeira parceria com Bill Murray, que aconteceu novamente em "Stripes" (1981).

Em 1984, Reitman não deixou a oportunidade passar e esteve à frente de "Os Caça-Fantasmas", filme que se tornou um clássico entre os longas sobre criaturas sobrenaturais e recebeu duas indicações ao Oscar. Foi a terceira produção com Murray.

A partir de então, ele foi responsável por outros diversos títulos, como "Perigosamente Juntos" (1986), "Irmãos Gêmeos" (1986), "Os Caça-Fantasmas 2" (1989), "Um Tira no Jardim de Infância" (1990), "Dave" (1993), "Junior" (1994), "Seis Dias, Sete Noites" (1998), "Evolução" (2001), "Minha Super Ex-Namorada" (2006) e "Sexo Sem Compromisso" (2011).

Com o passar dos anos, ele foi cada vez menos se envolvendo na direção de filmes; em contrapartida, esteve ainda mais presente como produtor por meio de sua própria produtora, Northern Lights Entertainment. Entre eles, "Space-Jam - O Jogo do Século" (1996) e "Eurotrip - Passaporte Para Confusão" (2004).

Em 2000, Reitman fundou a The Montecito Picture Company, uma produtora de filmes localizada ao sul de Santa Bárbara. Já em 2007, o cineasta ganhou o seu próprio espaço na Calçada da Fama do Canadá.

Ivan Reitman era casado com Geneviève Robert desde 1976, com quem teve três filhos: Catherine, Caroline e Jason Reitman, sendo este também cineasta.

Jason dirigiu "Sem Escalas" (2009), que contou com a produção do pai, mas a colaboração mais significativa entre os dois aconteceu em 2019, quando Ivan Reitman produziu "Ghostbusters - Mais Além" (2021), dirigido pelo filho e que conta com o retorno de alguns dos Caça-Fantasmas originais. Este foi o último trabalho do produtor.