O que são briófitas? Entenda termo usado por Jessi para falar dos 'plantas'
Conversando com Lina e Natália na cozinha no "BBB 22" (TV Globo), Jessilane — que é bióloga e professora — comentou que era para as 'comadres' não chamarem os participantes mais 'apagadinhos' de planta. Para isso, ela sugeriu um nome diferenciado. Assim, elas podem conversar tranquilamente sobre o jogo, por códigos.
Briófitas foi a solução dada pela professora. Mas você sabe o que significa? Splash explica!
Briófitas são pequenas plantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva, que vivem geralmente em ambientes úmidos e formam gigantes tapetes verdes sobre pedras, troncos de árvores e barrancos. Confira cinco características importantes sobre elas:
- Geralmente, elas não atingem mais do que 5cm de altura, mas algumas espécies podem chegar a 40cm de altura.
- Sua reprodução pode ser tanto sexuada (quando há trocas de gametas femininos e masculinos) quanto assexuada (ocorre sem a conjugação de material genético; é necessário apenas um progenitor que se divide por mitose). Elas necessitam de água para que ocorra a reprodução, seja por chuva ou por respingos.
- Por ser uma planta sem vasos condutores, as substâncias precisam ser distribuídas de célula em célula.
- Os principais representantes das briófitas são os musgos e as hepáticas. As últimas levam esse nome porque seus corpos se assemelham a um fígado. Confira na foto acima.
- Essas plantas não possuem semente, flores ou frutos.
Ou seja, briófitas virou a forma 'fofa' de chamar alguns participantes. Teve brother que já até se identificou: "Eu sou uma briófita?", questionou Lucas.
"Às vezes eu acho um pouquinho", respondeu Lina e as outras sisters concordam. "Uns 60%", disse Nat. "É porque você é neutro, é o seu jeito", explicou Lina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.