Topo

'Maravilhosa Sra. Maisel' tenta se reinventar na 4ª temporada. Há tempo?

Rachel Brosnahan em divulgação da 4ª temporada de "Maravilhosa Sra. Maisel" - Christopher Saunders/Amazon Prime Video
Rachel Brosnahan em divulgação da 4ª temporada de "Maravilhosa Sra. Maisel" Imagem: Christopher Saunders/Amazon Prime Video

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

18/02/2022 04h00

Era dezembro de 2019 quando a terceira temporada de "Maravilhosa Sra. Maisel" ia ao ar no Prime Video. Agora, mais de dois anos depois e ainda em meio à pandemia, a série retorna querendo levar o público de volta no tempo para um passado que, para alguns, era mais simples.

Mas será que ainda resta fôlego para Midge e companhia?

A série é ambientada entre as décadas de 1950 e 1960, e conta a história de Miriam Maisel (Rachel Brosnahan), uma mulher de família judia morando em Nova York. No início da história, ela leva uma vida tradicional, acompanhando o marido, Joel (Michael Zegen), no sonho de se tornar um comediante.

A vida de Miriam, ou Midge, vira de cabeça para baixo quando seu marido a troca por outra mulher. Forçada a reavaliar sua própria história, ela descobre por acaso que tem mais vocação para a comédia do que ele.

A partir disso, a série acompanha a trajetória dela tentando superar os obstáculos e vencer em uma profissão dominada pelo sexo masculino.

Tal mãe, tal filha

Com 20 prêmios Emmy na estante (incluindo melhor série de comédia, melhor atriz de comédia e melhor ator e atriz coadjuvantes de comédia), "The Marvelous Mrs. Maisel" é da autora Amy Sherman-Palladino junto ao marido, Daniel Palladino.

A série foi uma das responsáveis por colocar o Prime Video na rota das premiações. Porém, antes disso, o casal de criadores já havia entregado outra comédia sobre uma mulher que falava demais, muito rápido e não se adequava às convenções de onde morava — Lorelai Gilmore (Lauren Graham), de "Gilmore Girls".

Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel) em imagem promocional de "Gilmore Girls - Um Ano Para Recordar" - Divulgação/Netflix  - Divulgação/Netflix
Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel) em imagem promocional de "Gilmore Girls - Um Ano Para Recordar"
Imagem: Divulgação/Netflix

Marcados por tramas sobre mulheres fortes e falantes, eles acreditam que existe uma espécie de força natural que os atrai a histórias abertamente femininas e feministas.

"Eu vim de uma família com mulheres muito fortes. Então, eu nunca conheci um mundo em que mulheres não fossem desta forma", justifica Daniel.

"Amy também veio de uma família com mulheres muito fortes, e nós gostamos de ter essas vozes em nossas histórias, porque elas foram reprimidas por muitos anos. Há mais coisas interessantes para contar sobre mulheres do que sobre homens. É o território que nos atrai naturalmente."

Midge ou Lorelai?

Rachel Brosnahan e Alex Borstein em cena na 4ª temporada de 'MAravilhosa Sra. Maisel' - Amazon Prime Video/Divulgação - Amazon Prime Video/Divulgação
Rachel Brosnahan e Alex Borstein em cena na 4ª temporada de 'MAravilhosa Sra. Maisel'
Imagem: Amazon Prime Video/Divulgação

As semelhanças entre as protagonistas — uma produto dos anos 2000, outra criada em 2019, mas saída direto da década de 1950 — são maiores do que se pode imaginar.

Ambas têm um forte dom para o humor e são enérgicas e ácidas. Até a forma como falam (muito rápido) e se relacionam com os interesses amorosos são parecidas. É como se Midge fosse, nas entrelinhas, uma parente distante de Lorelai.

Mesmo assim, Amy Sherman-Palladino enxerga diferenças claras entre ambas as "filhas".

"O humor da Lorelai vem de construir muros. É um mecanismo de defesa para ela. E Midge é o total oposto. Ela é aberta, é o tipo de pessoa que diz a primeira coisa que vem à cabeça. Uma pessoa que sobe ao palco com um plano que fez um minuto antes. São duas mulheres fortes e com muitas similaridades, mas existem essas diferenças cruciais."

O que esperar da nova temporada

Tony Shalhoub e Marin Hinkle como Abe e Rose Weissman em 'The Marvelous Mrs. Maisel' - Amazon Prime Video/Divulgação - Amazon Prime Video/Divulgação
Tony Shalhoub e Marin Hinkle como Abe e Rose Weissman em 'The Marvelous Mrs. Maisel'
Imagem: Amazon Prime Video/Divulgação

Já renovada para a quinta e última temporada, "Maravilhosa Sra. Maisel" reencontra Midge em um dilema no início da temporada 4.

Quando a vimos pela última vez, ela havia conseguido conquistar um lugar de destaque no mundo profissional, abrindo os shows de Shy Baldwin (Leroy McClain). No entanto, ela foi demitida de sua turnê na Europa depois de improvisar uma piada que chegou perto de revelar a sexualidade do cantor.

Neste momento, enquanto Midge ia aos poucos saindo da bolha para entrar na década de 1960 pronta para alçar novos voos, parece que a série tentou puxá-la novamente para trás.

Este, a propósito, é um dos grandes problemas recorrentes da comédia, que insiste em manter sua protagonista no mesmo ciclo ao qual ela e o público já estão acostumados. Nos dois primeiros episódios, ela retorna à dinâmica que sempre alimentou a série.

Os diálogos afiados e as ótimas atuações não perderam o jeito, tampouco o encanto. Mas também não apresentam muita coisa fora do ciclo das três primeiras temporadas.

"Agora, o que [Midge] quer fazer é tomar conta de si mesma, ao invés de interpretar um certo papel que esperava-se dela quando estava fazendo a turnê com Shy."
Amy Sherman-Palladino, diretora, produtora e roteirista

"Ela quer subir ao palco e fazer as coisas à própria maneira e esperar que a audiência a acompanhe", conclui.

Tony Shalhoub, Rachel Brosnahan e Marin Hinkle em cena na 4ª temporada de "Maravilhosa Sra. Maisel" - Amazon Prime Video/Divulgação - Amazon Prime Video/Divulgação
Tony Shalhoub, Rachel Brosnahan e Marin Hinkle em cena na 4ª temporada de "Maravilhosa Sra. Maisel"
Imagem: Amazon Prime Video/Divulgação

Um dos momentos mais singelos dos primeiros episódios da temporada é um diálogo que ocorre entre Midge e Abe, seu pai. Os dois conversam sobre as dificuldades de seguir em uma profissão do ramo criativo, e do dilema entre escolher o que se ama e aquilo que paga as contas.

Daniel Palladino, que dirige o episódio em questão, explica a cena é particularmente afetuosa e um momento importante entre os dois personagens.

"É um momento de pai e filha chegando a um entendimento de uma forma que nunca ocorreu antes. Agora, Abe tem a chance de recomeçar, mesmo em idade mais avançada, e ele tem muita coisa em comum com o que Midge está fazendo. Por isso, foi um bom contexto para explorar essa união entre um pai e uma filha que nem sempre estão de acordo, mas que estão assumindo riscos da mesma forma."

Os novos episódios de "The Marvelous Mrs. Maisel" chegam sempre às sextas-feiras no Prime Video.