Topo

Modelo e ativista da periferia do Recife vence Miss Alemanha 2022

Domitila Barros, 37, venceu o Miss Alemanha 2022 - Divulgação
Domitila Barros, 37, venceu o Miss Alemanha 2022 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

19/02/2022 20h02Atualizada em 19/02/2022 20h09

A modelo brasileira Domitila Barros, 37, conquistou a coroa de Miss Alemanha hoje na cidade de Rust. Natural do Recife, Domitila ultrapassou 159 mulheres e se consagrou como a primeira imigrante negra a vencer o concurso na história.

Domitila nasceu na Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife, e, além de modelo, ela também desenvolve projetos sociais há mais de 20 anos com famílias atendidas pelo CAMM (Centro de Atendimento a Meninas e Meninos), uma organização fundada pela sua mãe. Ainda adolescente, ela ensinava crianças da comunidade a ler e escrever.

Ela foi para a Alemanha em 2006 para cursar mestrado em Ciências Políticas e Sociais na Freie Universitat Berlin após graduar-se em Serviço Social em Pernambuco "Antes, costumavam olhar as mulheres apenas como símbolo de beleza. Hoje, com essa quebra de padrões estéticos, as selecionadas pelo concurso quebram paradigmas e representam as suas ações e atitudes", diz a modelo.

O Miss Alemanha passou por redefinição há dois anos e atualmente, além de ser um concurso de beleza, também leva em consideração o "empoderamento feminino". O concurso também passou a permitir a participação de mulheres casadas e mães, e elevou o limite de idade em dez anos para incluir mulheres de até 39 anos. A idade mínima é de 18 anos.

Domitila foi escolhida pelo trabalho como "greenfluencer" e sua defesa pela sustentabilidade. Ela fez parte de uma campanha publicitária por seu ativismo socioambiental do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha no ano passado. Além disso, em 2020, a modelo foi eleita como uma das mulheres mais influentes do mundo na categoria "Artivist" (artivista, em tradução livre), pela revista americana Formidable Woman Magazine.

"Quero fazer a minha parte para tornar o mundo melhor e encaro o Miss Alemanha um grande parceiro nesta missão. Sei que não podemos fazer nada sozinhos. Por isso, acredito nessa mobilização que une habilidades de várias pessoas em prol de um único propósito: fazer mudanças significativas que contribuam para a preservação do nosso planeta", finaliza a modelo.

*Com informações da DW