Topo

Aline Ramos: 'Globo precisa melhorar políticas antirracistas em novelas'

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/02/2022 15h17

A novela "Nos Tempos do Imperador" saiu do ar este mês, mas continua a ser assunto em razão de uma investigação interna na Globo por causa de uma denúncia de racismo que veio a público pouco antes da trama acabar. O departamento de compliance da emissora apura relatos de que atores negros do elenco foram segregados nas locações, com camarins piores, salários mais baixos e tratamento diferenciado aos brancos.

O "Splash Vê TV" de hoje (22) comentou a postura da emissora de não se manifestar sobre questões relacionadas à investigação e não informar quais medidas foram tomadas após a denúncia. Na última semana, as atrizes Cinara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues disseram que acompanham juntas de um corpo jurídico o caso que corre em sigilo.

Para Aline Ramos, a Globo precisa seguir o exemplo de outras grandes empresas e melhorar suas políticas antirracistas nas novelas.

Se nos bastidores os profissionais negros ainda estão passando por situações de racismo, a Globo precisa melhorar muito e deixar claro quais são suas políticas antirracismo, se haverá algum treinamento, por exemplo. Outras empresas têm feito isso de maneira séria. Quando há um caso de racismo, elas criam metas de contratação de pessoas negras nas equipes e tornam isso público. Não vejo esse compromisso por parte da Globo.

No começo da novela, que se passa entre os anos de 1856 e 1870, o folhetim protagonizou outra polêmica por causa de um caso de racismo reverso (contra brancos) exibido no começo da história. Após críticas, algumas cenas da novela foram revistas e reescritas.

Não adianta colocar atores negros para interpretar personagens problemáticos e achar que isso resolve. A estrutura interna não mudou e o principal problema dessa novela foi quem a escreveu, dirigiu e como as coisas se encaminharam.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.