Gary Brooker, vocalista da Procol Harum, morre aos 76 anos
Gary Brooker, vocalista do grupo de rock Procol Harum, morreu no último fim de semana, aos 76 anos, em decorrência de um câncer.
Em nota, a banda britânica lamentou: "Ele iluminava qualquer sala em que entrava, e sua gentileza com uma família multilíngue de fãs era lendária. Ele era notável por sua individualidade, integridade e, ocasionalmente, excentricidade teimosa".
Sua sagacidade mordaz e apetite pelo ridículo fizeram dele um contador de histórias inestimável (e suas brincadeiras surreais entre as músicas fizeram um contraste fascinante com a gravidade das performances do Procol Harum).
"A voz e o piano de Gary foram a única constante definidora dos cinquenta anos de carreira internacional do Procol. Sem nenhuma palhaçada de palco ou outros truques, ele era invariavelmente o músico mais assistido do show."
O artista foi um dos compositores de "A Whiter Shade of Pale", hit de 1967 da banda, que chegou ao topo das paradas apenas duas semanas após o lançamento.
O single também dominou as paradas europeias e americanas, vendendo mais de 10 milhões de cópias. Foi regravada por outros artistas — incluindo Annie Lennox e Billy Joel — mais de mil vezes.
Brooker foi o líder da banda durante 55 anos. Ele foi premiado com um MBE em 2003 por seu trabalho de caridade.
Além da música, Brooker atuou em "Evita" (1996), filme de Alan Parker, estrelado por Madonna, Jonathan Pryce e Antonio Banderas.
O músico cresceu em Hackney, leste de Londres, antes de se mudar para Southend-on-Sea, em Essex. Brooker frequentou o Southend Municipal College para estudar zoologia e botânica, mas desistiu para seguir com a carreira musical.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.