Topo

José de Abreu diz que é parado na rua para lhe agradecerem 'por militância'

O ator José de Abreu disse ser abordado nas ruas com as pessoas lhe agradecendo pela militância - Zô Guimarães/UOL
O ator José de Abreu disse ser abordado nas ruas com as pessoas lhe agradecendo pela militância Imagem: Zô Guimarães/UOL

Colaboração para Splash, em Maceió

23/02/2022 08h37

O ator José de Abreu, de 75 anos, não esconde sua militância política alinhada ao Partido dos Trabalhadores e, embora seja constantemente alvo de críticas nas redes sociais, na vida real o ator afirma que é parado nas ruas com as pessoas o agradecendo pelo engajamento político.

Atualmente passando uma temporada em Portugal, o artista disse que é parado nas ruas do país europeu por outros brasileiros que reagem positivamente ao seu ativismo e, inclusive, um motorista não cobrou a passagem de uma corrida feita com ele.

"Na volta do parque dois carros pararam na rua para me agradecer pela militância. O motorista do tuktuk não quis me cobrar a corrida. Está boa a coisa! Tudo brasileiro", escreveu no Twitter.

Recentemente, o ator também foi criticado nas redes após conceder uma entrevista à SIC TV, emissora de Portugal, em que chorou ao relatar o cotidiano do Brasil e fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, uma anônima o chamou de "abutre", e o artista a mandou "chupar cana".

Nas plataformas virtuais, José de Abreu se posiciona a favor da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de forma crítica a atual gestão federal. No ano passado, o famoso chegou a cogitar a possibilidade de largar a carreira artística para se dedicar a vida política nas eleições gerais deste ano, mas desistiu da ideia, após ser convencido por Lula.

"Eu cheguei a pensar [em me candidatar], mas foi um momento de? Eu estava tão animado com a possível volta da democracia, do Bolsonaro está perdendo nas pesquisas? Tinha me dado vontade de ajudar a reconstrução do Brasil. Como Lula já disse, o meu lugar é onde estou", contou à SIC TV.