Influencers do TikTok espalham vídeos falsos sobre guerra Rússia x Ucrânia
Desde que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, emitiu a ordem de invasão à Ucrânia, na última quinta-feira (24), o assunto tomou as redes sociais. De acordo com a pesquisadora de desinformação Abbie Richards, parte dos conteúdos compartilhados nas mídias sociais são falsos e a responsabilidade vem também de perfis do TikTok.
Segundo a pesquisadora, influencers do aplicativo utilizam áudios de outros vídeos para criar gravações falsas. "Alguns vídeos estão usando áudios assustadores de outras gravações para fazer parecer que estão no meio de um conflito quando não estão", disse Richards para a Insider.
Entre as gravações citadas pela especialista está um vídeo que mostra pessoas correndo por uma casa. Em seguida, é possível ouvir gritos e uma explosão.
O post em questão ultrapassou a marca de 6 milhões de visualizações em menos de um dia. Apesar de ter sido compartilhado como atual, o áudio do conteúdo veio de um registro publicado no YouTube em 2020 e mostra uma explosão que ocorreu no Líbano.
"Verifique e certifique-se de que o áudio é do vídeo que você está assistindo", pediu Richards em um post no TikTok, no qual dá dicas de como identificar quando o conteúdo é fake.
O jornalista Ben Collins, especializado na cobertura de desinformação na NBC News, citou um tiktok que bombou recentemente, beirando 20 milhões de visualizações.
O vídeo exibe um soldado paraquedista e foi relacionado com a atual tensão entre Rússia e Ucrânia. Collins afirma que o vídeo foi compartilhado pela primeira vez no Instagram em abril de 2016.
Por meio do seu Twitter, o especialista ressaltou que "vídeos com contexto alterado, como este, são conhecidos como fakes".
Não para por aí. A organização de verificação de fatos, "Full Fact", indicou que o compartilhamento de conteúdos falsos envolvendo o assunto não acontece somente no TikTok.
Um post no Facebook reuniu uma série de gravações que supostamente exibiam a invasão russa à Ucrânia. Porém, dois dos clipes publicados não são do mês de fevereiro e outro fazia parte do trailer do jogo 'War Thunder'.
Procurados pela Insider, o Tiktok não respondeu aos questionamentos sobre as fake news divulgadas na plataforma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.