Topo

Rainha adia recepção diplomática em meio à crise entre Rússia e Ucrânia

A rainha Elizabeth 2ª foi diagnosticada com covid-19 na última semana - Jacob King/Reuters
A rainha Elizabeth 2ª foi diagnosticada com covid-19 na última semana Imagem: Jacob King/Reuters

De Splash, em São Paulo

26/02/2022 22h14

A rainha Elizabeth 2ª cancelou hoje uma recepção diplomática prevista para a próxima quarta-feira (2) em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, informou o Palácio de Buckingham.

A monarca britânica, que foi diagnosticada com covid-19 na semana passada, seguiu o conselho da ministra de Relações Exteriores do Reino Unido.

"A rainha aceitou o conselho da ministra de Relações Exteriores de que a recepção diplomática em Windsor na quarta-feira, 2 de março, deveria ser adiada", diz o comunicado do Palácio de Buckingham.

Até o momento, no entanto, as autoridades britânicas não detalharam o motivo da decisão pelo cancelamento do evento, que reuniria mais de 500 pessoas do corpo diplomático.

Conflito Rússia x Ucrânia

Na última quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma operação militar de invasão à Ucrânia. Após o início das mobilizações russas, houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas, além de movimentações de tanques.

As ofensivas da Rússia fizeram as sirenes de emergência dispararem na Ucrânia e o presidente Volodymyr Zelensky adotar lei marcial no país.

Em comunicado divulgado horas após os ataques russos, o Kremlin declarou que a operação militar contra a Ucrânia durará o tempo que for necessário, dependendo de seus "resultados" e de sua "relevância", estimando que os russos apoiarão tal ofensiva.

Guerra entre Rússia e Ucrânia chega ao 3º dia com ataque a Kiev; veja fotos