Tiago pede para sair: Por que Boninho criou botão da desistência no 'BBB'?
Não deu para Tiago Abravanel, que desistiu do "BBB 22" (TV Globo). O neto de Silvio Santos apertou o botão vermelho, um recurso que foi anunciado por Boninho, o diretor do programa, como uma novidade para esta edição. Por que o botão foi criado somente após 20 anos que o "Big Brother" chegou ao Brasil?
Para entender o que levou a direção do reality show a inventar o botão da desistência, é imprescindível relembrar o que aconteceu com Lucas Penteado no "BBB 21". O ator, que foi humilhado por Karol Conká, entrou em uma série de conflitos na casa e tentou sair do programa em três momentos antes de consumar a desistência. O estopim foi o julgamento que recebeu pelo beijo em Gil do Vigor durante uma festa.
Antes do botão, para desistir do "BBB" era necessário aguardar a liberação da porta do confessionário. Uma vez dentro do cômodo reservado, o participante poderia anunciar os motivos que o levaram a sair da casa. Era um tanto comum que, nas festas, brothers e sisters, influenciados pela bebida alcoolica, cogitassem deixar o reality pela porta dos fundos.
O recurso foi a maneira encontrada por Boninho para que os confinados decidissem pela desistência em plena consciência, já que, durante as festas, o botão não pode ser acionado — somente quando a cápsula que o envolve está com a luz verde, e isso ocorre durante o dia. Enquanto a luz estiver vermelha, o botão não pode ser acionado. Esta é mais uma forma de reduzir a chance de o participante desistir pela emoção.
Na época em que anunciou o botão pela primeira vez, em 2019, Boninho afirmou: "Porque a gente não tem paciência para bêbado".
O botão, portanto, é uma ferramenta que está sempre à vista dos participantes, mas, ao mesmo tempo, é preciso seguir algumas regras para utilizá-lo. Destrancar a caixa onde ele fica é outro pequeno entrave para a pessoa que decide apertá-lo saiba o que está fazendo. Assim, a direção evita que alguém tome uma decisão de cabeça quente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.