Topo

Repórter da Band em Kiev relata clima de tensão e 'calmaria estranha'

O jornalista Yan Boechat está em Kiev, na Ucrânia - Reprodução / Band
O jornalista Yan Boechat está em Kiev, na Ucrânia Imagem: Reprodução / Band

De Splash, em São Paulo

28/02/2022 19h03

O jornalista Yan Boechat, correspondente da Band em Kiev, segue acompanhando de perto o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Em participação no "Brasil Urgente" de hoje, ele relatou a José Luiz Datena que a capital do país do leste europeu vive uma "calmaria estranha" ao mesmo tem em que tem um "clima de tensão".

"Caminhei bastante pela cidade e tem um clima de tensão bem grande. A cidade está estranha, uma calmaria estranha, pouca gente na rua, muita gente com arma. Há um temor de que comecem a ter assaltos, quando a ordem, o poder central começa a enfraquecer, as coisas começam a ficar perigosas", contou.

Há uma absoluta incerteza sobre os próximos dias.

Boechat ainda afirmou que a perspectiva para os próximos dias é de ainda mais violência.

Conflito Rússia x Ucrânia

Na última quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma operação militar de invasão à Ucrânia. Após o início das mobilizações russas, houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas, além de movimentações de tanques.

Hoje, o conflito entre Rússia e Ucrânia entrou no seu quinto dia. O governo da Ucrânia emitiu um alerta no início da noite para que a população se dirija a abrigos da Defesa Civil por causa de um possível ataque aéreo russo à capital Kiev.

Em uma declaração, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia ameaçou retaliar países europeus que enviarem armas, equipamentos militares e combustíveis para as Forças Armadas da Ucrânia, como forma de auxiliar na resistência à invasão ordenada por Vladimir Putin.

Guerra entre Rússia e Ucrânia chega ao 5º dia; Kiev sofre ataques