James Bond russos: Quem são os agentes referências para Putin?
Os personagens Ladeynikov, vivido por Donatas Banionis, e Max Otto von Stierlitz, interpretado por Vyacheslav Tikhonov, podem ter sido os responsáveis pela entrada de Vladimir Putin no serviço secreto soviético.
De acordo com o The Hollywood Reporter, o presidente russo reconheceu que o personagem de Banionis no filme "Myortvyy sezon" ("The Dead Season", de 1968) foi sua principal inspiração para escolher a carreira no serviço de inteligência.
Já segundo um documentário da rede britânica BBC, Putin sonhava em ser como o agente vivido por Tikhonov no seriado "Dezessete Momentos da Primavera" (1973).
No entanto, Putin nunca disse se foi ou não o personagem Stierlitz que o inspirou a se tornar um espião — mas ele tinha 21 anos quando o filme foi exibido pela primeira vez e ingressou na KGB dois anos depois.
Donatas Banionis
Embora seja mais conhecido pelo público do ocidente por seu papel em "Solaris", de 1972, Donatas Banionis apareceu em mais de 70 filmes.
Além de "The Dead Season", dirigido por Savva Kulish, e o próprio "Solaris", Banionis também estrelou a produção soviético-italiana de 1969 "The Red Tent", dirigida por Mikhail Kalatozov.
Segundo o The Hollywood Reporter, em entrevista, Banionis disse que o presidente da Rússia chegou a chamá-lo de "padrinho" durante uma reunião no Kremlin no início dos anos 2000.
Nascido na Lituânia, Banionis foi homenageado pelo país em 2013 por sua contribuição para as artes. Ele morreu em setembro de 2014, aos 90 anos.
Vyacheslav Tikhonov
Com Max Stierlitz, Vyacheslav Tikhonov foi o herói da série "Dezessete Momentos da Primavera". De acordo com a BBC, a primeira transmissão da obra foi assistida por cerca de 50 a 80 milhões de pessoas.
A série, inclusive, teria sido encomendada por Yuri Andropov, então chefe da KGB — ele aprovou pessoalmente a produção antes de ir ao ar.
Além do espião, Tikhonov viveu o príncipe Andrei Bolkonsky no filme "Guerra e Paz" (1967), Sergei Bondarchuk.
Tikhonov nasceu na pequena cidade industrial de Pavlovsky Posad, cerca de 40 km a leste de Moscou. Ele morreu em dezembro de 2009.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.