Topo

Rússia bloqueia meios de comunicação por cobertura de invasão à Ucrânia

Tikhon Dzyadko, editor chefe da TV Rain - Reprodução
Tikhon Dzyadko, editor chefe da TV Rain Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

01/03/2022 16h51

Dois meios de comunicação independentes, a rede de rádio Echo of Moscow e o canal de televisão TV Rain, tiveram o acesso às suas publicações bloqueados pelo procurador-geral russo Igor Krasnov em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

De acordo com a CNN, em comunicado, Krasnov acusou os dois veículos de divulgar o que chamou de "informações sabidamente falsas sobre as ações de militares russos, como parte de uma operação especial para proteger a República Popular de Donetsk e a República Popular de Luhansk".

O procurador também afirmou que a Echo of Moscow e a TV Rain estão divulgando informações que apelam ao "extremismo, violência contra cidadãos da Federação Russa, violações em massa da ordem pública e segurança pública".

No último sábado (26), o regulador russo de comunicações Roskomnadzor já havia alertado dez veículos locais — incluindo os dois que sofreram o bloqueio hoje — que restringiria o acesso às publicações, a menos que parassem de espalhar as "informações falsas".

Hoje, Tikhon Dzyadko, editor chefe da TV Rain, falou à CNN Internacional que teme pela sua segurança, mas também reconheceu a responsabilidade do meio de comunicação com os telespectadores.

"Claro que estou preocupado. Estou preocupado com a minha segurança, estou preocupado com a segurança da minha esposa. [...] Agora, temos que sentar e pensar no que fazer a seguir. Por um lado, temos a responsabilidade com todos os telespectadores. Mas também temos responsabilidades por nossas famílias", ponderou.

Por outro lado, também hoje, a União Europeia baniu os meios de comunicação estatais russos Sputnik e RT (Russia Today) do bloco.

Conflito Rússia x Ucrânia

Na última quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma operação militar de invasão à Ucrânia. Após o início das mobilizações russas, houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas, além de movimentações de tanques.

Hoje, o conflito entre Rússia e Ucrânia entrou no seu sexto dia. Uma torre de TV em Kiev, capital ucraniana, foi atingida nesta terça-feira (1º) por uma explosão. Segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas. Desde o fim de semana, as forças russas tentam fechar o cerco à cidade.

Guerra entre Rússia e Ucrânia chega ao 6º dia; veja fotos