Topo

Repórter da Band deixou Kiev por medo de ficar sem recursos: 'Fiquei tenso'

O jornalista Yan Boechat deixou a cidade de Kiev, na Ucrânia - Reprodução / Band
O jornalista Yan Boechat deixou a cidade de Kiev, na Ucrânia Imagem: Reprodução / Band

De Splash, em São Paulo

01/03/2022 18h16

O jornalista Yan Boechat, correspondente da Band que deixou Kiev hoje após a iminência de novos ataques russos neste sexto dia de conflito na Ucrânia, contou que teve medo de ficar sem recursos e não conseguir sair da capital do país do leste europeu.

Na estrada a caminho da cidade de Lviv, o repórter falou com José Luiz Datena no "Brasil Urgente" de hoje.

"Fiquei um pouco tenso com a possibilidade de ficar em Kiev sem recursos, sem a possibilidade de sair, mas agora estou mais cansado. [...] Estou mais cansado do que tenso, essas duas últimas semanas foram bastante intensas, me movimentando muito pelo país, e essa incerteza vai deixando a gente bastante cansado", contou.

Mais cedo, no Twitter, Boechat já tinha falado que estava com poucos recursos e que a situação em Kiev havia piorado — discurso que reforçou em conversa com Datena.

"A impressão que se tem é de que a violencia vai aumentar muito na capital ucraniana, então tem muitos carros na estrada. Está todo mundo muito tenso ainda", afirmou.

Conflito Rússia x Ucrânia

Na última quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma operação militar de invasão à Ucrânia. Após o início das mobilizações russas, houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas, além de movimentações de tanques.

Hoje, o conflito entre Rússia e Ucrânia entrou no seu sexto dia. Uma torre de TV em Kiev, capital ucraniana, foi atingida nesta terça-feira (1º) por uma explosão. Segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas. Desde o fim de semana, as forças russas tentam fechar o cerco à cidade.

Guerra entre Rússia e Ucrânia chega ao 6º dia; veja fotos