Como a Globo 'desconstruiu' a beleza de Juliana Paes em 'Pantanal'?
O trabalho nas duas fases de "Pantanal" representou uma série de desafios para Valéria Toth, responsável pela caracterização da trama que vai substituir "Um Lugar ao Sol" no horário nobre da Globo.
Caracterizadora na dramaturgia da emissora há mais de 15 anos, ela encarou a missão de envelhecer Juliana Paes para a fase madura de sua personagem, Maria Marruá. Mãe da protagonista, Juma (Alanis Guillen), a personagem se transforma em onça.
"Colocamos nela um megahair cacheado longo na cor marrom. Deixamos a sobrancelha crescer, fiz umas manchas na pele para desconstruir a beleza da pele dela, para parecer uma mulher sem cuidados devido a toda sua história de vida, tão sofrida", explica Toth.
"Maria vive isolada na tapera, não tem vaidades. Usamos maquiagem de efeitos especiais nas mãos, para registrar as marcas de serviços físicos pesados. Desconstruir uma atriz belíssima como a Juliana também é desafiador", admite.
Toth recorreu a técnicas similares para construir a caracterização do Velho do Rio, papel vivido por Cláudia Marzo na versão original, produzida pela Manchete em 1990, e assumido por Osmar Prado no remake da TV Globo.
"Osmar Prado tem a pele muito boa, bonita. Papinha (Rogério Gomes, diretor artístico) falou que o Velho do Rio não poderia ter uma pele boa assim, então precisamos manchar um pouco. O mesmo fizemos com a Juliana", apontou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.