Topo

'De Volta aos 15': MSN, Orkut, MP3 e o que mais era tendência em 2006

Maísa interpreta Anita adolescente na série 'De Volta aos 15'. Versão adulta da personagem é vivida por Camila Queiroz Laura Campanella/NETFLIX

De Splash, em São Paulo

04/03/2022 04h00

Quase "De Repente 30", mas ao contrário. "De Volta aos 15" é a nova série brasileira da Netflix, baseada no livro de Bruna Vieira, e está mexendo com a galera que foi adolescente em meados da década de 2000.

Bateu a nostalgia aí?

A história acompanha Anita. Adolescente (Maisa), ela sonhava em crescer, viajar o mundo e ter uma carreira de sucesso. Aos 30 (Camila Queiroz), sua vida está longe disso. Então, em um passe de mágica, ela acaba sendo levada de volta ao primeiro dia do colegial.

Já imaginou ter uma cabeça de 30 anos vivendo no corpo de uma adolescente de 15?

Justamente por isso, a série retorna ao ano de 2006, quando Anita (Maisa/Camila Queiroz) ainda é uma adolescente impulsiva e cheia de energia.

E apesar do mundo de possibilidades que se abre para ela, um desafio se impõe: como lidar com a tecnologia de 2006?

Pode até não parecer tão longe assim (afinal, o cinema e a TV amam mesmo é a nostalgia das décadas de 70, 80 e 90), mas as coisas mudaram muito nos últimos 15 anos.

Então, será que a série acertou tudo o que era tendência naquela época?

SMS

Nada de smartphone, nem WhatsApp. Para mandar mensagem para os amigos, a opção disponível era mesmo uma mensagem de texto —e para digitá-la, precisávamos gastar um tempinho com o teclado numérico do celular.

Acertou? SIM!

Redes sociais?

Instagram, Twitter e TikTok ainda não eram realidade em 2006, e a identidade virtual dos jovens era baseada em ter um bom perfil no Orkut e um Fotolog ou Flogão bem acessado.

No Orkut, as comunidades engraçadinhas eram o auge, e as pessoas criavam perfis fakes para esconderem suas verdadeiras identidades —com fotos de artistas famosos, e nomes bem decorados.

Acertou? SIM!

Baseada na obra de Bruna Vieira, 'De Volta aos 15' exalta nostalgia dos anos 2000 Imagem: Divulgação/Netflix

As melhores seleções no MP3

Lembra daqueles aparelhinhos de MP3 em que você colocava uma seleção musical limitada, mais ou menos do tamanho de um CD ou dois? Esse era o Spotify da época.

Na série, Anita ainda aparece usando um discman, que era febre mesmo até a década de 90. Mesmo assim, o aparelhinho de MP3 dá as caras em uma cena —e tocando Los Hermanos!

Acertou? SIM!

Fitas VHS

Os anos 2000 representaram uma transição importante para as mídias físicas. Foi quando as fitas VHS começaram a ser substituídas pelos DVDs.

Mas elas ainda existiam. E estão na série!

DVD ou VHS? Série 'De Volta aos 15' resgata tendências de 2006 Imagem: Divulgação/Netflix

No entanto, os DVDs já eram uma forte tendência, e os jovens aproveitavam a praticidade para assistirem incansavelmente os mesmos shows ou clipes de suas bandas favoritas.

Acertou? Mais ou menos...

MSN

Saudades de chamar atenção na janela da pessoa e fazer tremer tudo?

A melhor maneira de manter contato com os amigos à distância era através do messenger —e atire a primeira pedra quem nunca passou tardes inteiras em frente ao computador "teclando" com um contatinho.

Acertou? SIM!

Câmera digital

Antes das selfies no celular e dos stories do Instagram, as câmeras portáteis digitais eram a tendência. Com a qualidade de centavos, as câmeras eram companheiras fiéis de jovens de meados dos anos 2000, e responsáveis pelas fotos "artísticas" publicadas nos álbuns do Orkut.

Regada de nostalgia, série 'De Volta aos 15', da Netflix, traz Maisa e Camila Queiroz dividindo papel Imagem: Divulgação/Netflix

E aí, será que "De Volta aos 15" foi o suficiente para te deixar com saudades da vida em 2006 ou prefere as tecnologias de 2022?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'De Volta aos 15': MSN, Orkut, MP3 e o que mais era tendência em 2006 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade