Topo

Pode comer mosca como Jade Picon? Especialistas apontam riscos e benefícios

BBB 22: Jade Picon bebe água com mosca dentro  - Reprodução/Gshow
BBB 22: Jade Picon bebe água com mosca dentro Imagem: Reprodução/Gshow

Rafaella Gil

Colaboração para Splash, de São Paulo

04/03/2022 18h32

Jade Picon papou mosca no "BBB 22" (TV Globo) — quase que literalmente. Na tarde de hoje, a sister bebeu a água que estava em sua garrafinha na academia, mas não percebeu a presença do inseto até que fosse tarde demais. Lucas ainda tentou consolar a influenciadora, dizendo que era "proteína". Mas e aí, é mesmo?

Na cena, a sister depois explica a Lucas que cuspiu o ingrediente indesejado e não chegou a engolir a mosca. A resposta do estudante de medicina, no entanto, não está longe da realidade: o inseto é sim, uma fonte de proteína, mas não deve ser ingerido de qualquer forma.

Andrey Freire, professor de Biologia, ressalta o alto risco de contaminação. "Moscas são realmente fontes de proteína, mas uma única não interfere na necessidade nutricional que nós temos. Como a mosca doméstica pousa em todos os lugares e se alimenta de coisas como carne putrefata, é mais perigoso ela ser um vetor de algum tipo de doença do que de fonte proteica", explica.

O biólogo lembra que insetos são altamente consumidos em algumas culturas, especialmente em países mais populosos, mas que a ingestão acontece em grandes quantidades.

Mais proteínas que a carne bovina

Neila Silvia Pereira Dos Santos Richards, professora do Departamento de Tecnologia e Ciência de Alimentos da UFSM, aponta que as moscas têm mais proteínas que as carnes de bois, aves e suínos. A diferença chega a ser quase o triplo: 100 g do inseto tem 50 g de proteína, enquanto a mesma quantidade de aves e bovinos tem 20 g e suínos, 18 g.

Neila também reforça o alerta de Freire:

Para ser consumida, precisa ser criada em ambiente higiênico, com controle de qualidade. A mosca da natureza possui muitos microrganismos patogênicos. Ela ainda deve ser criada e abatida higienicamente e passar por um tratamento térmico para ser segura para o consumidor".

Segundo a engenheira de alimentos, antes do abate de insetos, estes são deixados por 48 horas em dieta hídrica, sem nenhuma ração ou alimento, para expelir resíduos.

Comi, e agora?

Apesar de ter cuspido o inseto a tempo, Jade Picon ainda pode se contaminar — mesmo que o risco seja mínimo. A bióloga Ana Bonassa explica que basta a mosca pousar em um objeto ou alimento para deixar um rastro potencialmente nocivo.

"Patas e asas, principalmente, têm muitos microrganismos. Então, se entrou ali na boca ou engoliu um resquício de água, possivelmente pode ter um microrganismo, mas não significa que vai ser patogênico e causar algum tipo de doença", diz.

A maioria desses microrganismos não é perigosa, porque não sobrevive ao ácido do estômago. Mas existe a bactéria H. Pylori que, aí sim, pode causar até úlceras em seres humanos. Algumas outras podem acarretar em doenças gastrointestinais, mas a maioria não é tão preocupante".

Caso você tenha ingerido (ou quase) uma mosca, assim como a influenciadora — seja sem querer ou não, fique atento aos sinais do seu corpo. "O que eu indicaria é esperar e ver os sintomas. Na maioria das vezes não acontece nada, mas observar sintomas gastrointestinais, principalmente, para saber se a mosca era 'sorteada' ou não era", aconselha Ana.

BBB 22: Quem você quer que atenda o big fone no sábado?

Enquete encerrada

Total de 3667 votos
40,91%
Reprodução/Instagram @bbb
14,97%
Reprodução/Instagram @bbb
11,07%
Reprodução/Instagram @bbb
6,11%
Reprodução/Instagram @bbb
4,12%
Reprodução/Instagram @bbb
4,06%
Reprodução/Instagram @bbb
3,98%
Reprodução/Globoplay
3,44%
Reprodução/Instagram @bbb
2,86%
Reprodução/Instagram @bbb
1,83%
Reprodução/Instagram @bbb
1,83%
Reprodução/Instagram @bbb
1,72%
Reprodução/Instagram @bbb
1,69%
Reprodução/Instagram @bbb
1,42%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.