Batman: qual a ordem cronológica e onde assistir a todos os filmes do herói
Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, Batman carrega uma legião de fãs há décadas, espalhados por todo o mundo. Alguns o acompanham desde o seu surgimento nos quadrinhos, e outros o conhecem apenas por suas aparições na TV, cinemas e videogames.
O Cavaleiro das Trevas está de volta às telonas em "Batman", desta vez interpretado pelo ator Robert Pattinson. Com lançamento oficial marcado para esta quinta-feira (3), sessões de pré-estreia aconteceram no Brasil a partir do último dia 1°. Na ocasião, público e crítica fizeram questão de enaltecer as qualidades do longa, destacando atuações, estética e construção dos personagens apresentados na narrativa.
Alguns ainda ressaltaram características que se assemelham às de produções pregressas do herói, como as encontradas nos filmes dirigidos por Tim Burton e na trilogia comandada por Christopher Nolan. E você, já assistiu a todos eles?
Para te ajudar a acompanhar a trajetória cinematográfica do alter ego de Bruce Wayne, ou até mesmo para relembrarmos juntos os sucessos anteriores do herói, nós da Ingresso.com fizemos uma lista com todos os filmes em live-action do Batman já lançados, e onde assistir a cada um deles. São horas e mais horas de entretenimento garantido, acompanhando as diferentes histórias e versões do maior vigilante que Gotham City já viu.
Prepare-se para a maratona e confira a nossa seleção, organizada por ordem de lançamento:
"Batman, o Homem Morcego" (1966)
Estrelada por Adam West e Burt Ward, a série de TV Batman foi um sucesso estrondoso na década de 60. Aproveitando o hype gerado pelo programa, um filme que estendia o universo do seriado estreou nos cinemas em 1966.
Batman, o Homem Morcego trouxe para as telonas a inesquecível Dupla Dinâmica da televisão, acompanhada de alguns de seus vilões mais famosos: Mulher-Gato (Lee Meriwether), Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith) e Charada (Frank Gorshin).
Onde assistir: Star+ e NOW
"Batman" (1989)
Após um longo hiato, Bruce Wayne retornou aos cinemas em Batman, sob a direção ousada de Tim Burton.
O filme foi responsável por elevar o status do herói e de todos os filmes do gênero, trazendo estética e narrativa capazes agradar uma audiência em busca de algo mais maduro e sóbrio, comparado ao seriado caricato que o antecedeu. Na produção, Michael Keaton faz sua primeira aparição como o protagonista, enfrentando o indefectível Coringa de Jack Nicholson.
Onde assistir: HBO Max e NOW
Batman - O Retorno (1992)
A fórmula do filme de 1989 foi tão assertiva que Burton voltou a dirigir uma produção do super-herói poucos anos depois. "Batman - O Retorno" traz o protagonismo de Michael Keaton novamente, com um roteiro que convenceu o cineasta a trabalhar em mais um filme baseado nos quadrinhos da DC Comics.
Desta vez, a trama torna-se ainda mais sombria que a anterior, muito por conta dos vilões explorados nesta sequência: Pinguim (Danny DeVito) e Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) trazem para as telonas histórias de origem e motivações carregadas de drama, ajudando a ditar o tom de mais um sucesso cinematográfico do herói.
Onde assistir: HBO Max e NOW
"Batman Eternamente" (1995)
Apesar de ter sido bem-sucedido nas bilheterias, "Batman - O Retorno" foi alvo de críticas pela violência, carga dramática e sexualidade trazidos em uma trama baseada em HQs.
Isso fez com que Tim Burton deixasse a direção de "Batman Eternamente", função que passou a ser exercida por Joel Schumacher. Alguns acreditam que a tentativa de criar uma história mais "família", com vilões cômicos como o Charada (Jim Carrey) e tiradas engraçadas vindas do próprio protagonista (Val Kilmer), possa ter feito da produção uma verdadeira piada sobre o Homem-Morcego. Contudo, ainda assim, o ritmo caótico do longa também agrada a uma grande parcela de fãs do personagem.
Onde assistir: HBO Max e NOW
"Batman & Robin" (1997)
Se a atmosfera gótica e sombria de Tim Burton deu lugar à comicidade marcante de Joel Schumacher nessa fase, em "Batman & Robin" ela está ainda mais presente.
Chris O'Donnell, que já havia interpretado o fiel escudeiro do Batman no longa anterior, ganha mais destaque na produção em questão. Val Kilmer é substituído por George Clooney, ator responsável por dar vida ao personagem na inesquecível cena do "Batcard".
A crítica já não havia digerido "Batman Eternamente" muito bem, e "Batman & Robin" deixou as coisas ainda mais difíceis para os especialistas. A produção conta com a pior avaliação dentre todos os filmes já realizados do herói, marcando míseros 12% na plataforma do Rotten Tomatoes. Schumacher pode ter tido uma boa intenção ao liderar o longa, mas as atuações de Arnold Schwarzenegger (Senhor Frio) e Uma Thurman (Hera Venenosa) não foram o suficiente para fazer o filme emplacar, enterrando a franquia iniciada em 1989.
Onde assistir: HBO Max e NOW
"Batman - De Volta à Batcaverna" (2003)
Embora o longa esteja levemente descolado da linha do tempo do herói nos cinemas, o retorno de Adam West e Burt Ward, que eternizaram os heróis de Gotham City na série clássica, vale a pena ser assistido.
30 anos após o término do seriado, a Dupla Dinâmica precisa resolver um novo mistério. Na trama, os atores (interpretando eles mesmos) são convidados para um evento beneficente no Museu dos Automóveis, que possui, entre muitas outras peças, o antigo Batmóvel em seu acervo. Logo depois de chegarem ao local, em uma noite repleta de convidados, a energia do museu é cortada inesperadamente. Após o susto, com as luzes já restabelecidas, a dupla percebe que o Batmóvel foi roubado.
Em uma viagem metalinguística sobre o universo do personagem, relembrando a criação do programa e a trajetória pessoal dos principais intérpretes, a produção propõe uma homenagem nostálgica às raízes do Batman na cultura pop.
Onde assistir: Até o momento, o longa não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil
"Batman Begins" (2005)
O cineasta Christopher Nolan promove uma verdadeira ressurreição do personagem, realizando um 'detox' de todo o seu passado caricato e trazendo Bruce Wayne para um cruel e violento realismo. Baseando sua narrativa e estética em graphic novels do personagem — "Batman: Ano Um" é uma delas —, Christian Bale dá vida ao protagonista, ainda jovem, enquanto trilha um tortuoso caminho rumo ao desenvolvimento do herói que conhecemos hoje.
Onde assistir: HBO Max e NOW
"Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008)
Três anos antes, Nolan havia iniciado seus trabalhos com o pé direito — e fazer algo superior ao primeiro longa não parecia uma tarefa fácil. Atormentado pelo Espantalho (Cillian Murphy) no primeiro ato da trilogia, Batman agora enfrenta um dos vilões mais icônicos de seu universo: o Coringa. Heath Ledger, que faleceu pouco tempo depois da estreia do longa, é a grande estrela desse thriller psicológico, que explora Gotham City de forma crua, patológica e inédita nos cinemas.
Onde assistir: HBO Max e NOW
"Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (2012)
Concluindo a narrativa iniciada em 2008, "Batman - O Cavaleiro das Trevas" precisou lidar com a dolorosa ausência de Ledger, que recebeu um Oscar póstumo por sua atuação no longa anterior. Desta vez, o Bruce Wayne de Christian Bale enfrenta o inconsequente Bane de Tom Hardy, concluindo o ciclo do personagem-título de maneira bastante consistente, na opinião de fãs e críticos que assistiram ao filme.
Onde assistir: HBO Max e NOW
"Batman vs Superman: A Origem da Justiça" (2016)
No embate inédito entre a dupla de super-heróis mais popular da DC Comics, Ben Affleck faz sua estreia na pele do Batman, protagonizando uma história carregada de expectativa por parte da audiência. O filme faturou mais de 800 milhões de dólares em bilheteria, embora os especialistas não tenham o abraçado com a mesma intensidade que os fãs. A produção marca o início da trajetória do herói no DCEU (Universo Estendido DC), que viveu altos e baixos nas telonas desde então.
Onde assistir: HBO Max e NOW
"Liga da Justiça" (2017)
Um ano depois do encontro épico entre Batman e Superman nos cinemas, Ben Affleck retorna como o personagem no controverso "Liga da Justiça". Sob a direção de Zack Snyder, o filme contou com um relançamento no digital em 2021, na tentativa de reviver a potência da trama sob a perspectiva do cineasta, que pôde apresentar seu corte (com cenas gravadas especialmente para o relançamento) ao grande público. Na época da produção do longa, Snyder precisou se afastar do projeto por questões pessoais, e seu trabalho acabou sendo concluído por Joss Whedon.
Onde assistir: HBO Max e NOW
Batman (2022)
Dando continuidade ao legado de Adam West, Michael Keaton, Christian Bale e tantos outros que já viveram o personagem nos cinemas, Robert Pattinson interpreta a versão construída pelo diretor Matt Reeves, amplamente elogiada por público e crítica. Na trama, Bruce Wayne atua como vigilante há alguns anos, e acabou mergulhando nas escuras sombras de Gotham City. Agora, um assassino mira a elite através de uma série de maquinações sádicas, e Bruce, o Maior Detetive do Mundo, passa a investigar o submundo da cidade.
Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
Assinantes dos planos Cinema e Família do UOL Play ganham acesso a 12 meses de HBO Max.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.