Topo

Charada de 'Batman', Paul Dano tentou 'se proteger' de Hollywood

Paul Dano estrelou grandes filmes e, agora, vive Charada em "Batman" - Divulgação
Paul Dano estrelou grandes filmes e, agora, vive Charada em 'Batman' Imagem: Divulgação

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

06/03/2022 04h00

Batman é conhecido por ter alguns dos melhores vilões do cinema em suas histórias. Memoráveis e incontroláveis, personagens como Coringa, Duas Caras e Pinguim são muito lembrados, assim como o Charada, que já foi vivido por Jim Carrey em "Batman Para Sempre" (1995) e, agora, em "Batman", interpretado por Paul Dano.

A nova versão do vilão é bem mais sombria — assim como todo o tom do filme — e traz motivações diferentes das apresentadas para o personagem até então, o que, somado à interpretação de Dano, tem gerado diversos elogios ao filme e ao ator. No entanto, mesmo se dando tão bem ao viver o Charada, esta é a primeira vez que o artista de 37 anos vive um personagem de quadrinhos. Até então, segundo o próprio Dano revelou ao The Hollywood Reporter, ele tentava se "proteger de Hollywood".

Nascido em Nova York (EUA), Dano começou a trabalhar como ator ainda jovem, com 12 anos. Sua estreia aconteceu na Broadway, na peça "O Vento Será Tua Herança". Por ser um adolescente impressionável, ele acredita que tentou se manter longe do que a indústria poderia fazer com ele, mas sua carreira acabou sendo repleta de sucessos.

Paul Dano - Jonathan Olley/Warner Bros - Jonathan Olley/Warner Bros
Paul Dano vive o vilão Charada em 'Batman'
Imagem: Jonathan Olley/Warner Bros

O primeiro papel importante da vida do ator surgiu aos 16 anos, quando protagonizou o drama "L.I.E" (2001). Depois de diversas participações em outros títulos, ele esteve em "Pequena Miss Sunshine" (2006), quando começou a chamar a atenção da crítica. No entanto, foi em 2007 que Paul Dano começou a ter seu trabalho reconhecido: ele trabalhou ao lado de Daniel Day-Lewis em "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, e foi indicado ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante.

Suas participações em grandes títulos são memoráveis, como em "Encontro Explosivo" (2010), "Cowboys e Aliens" (2011), "Ruby Sparks" (2012), "Looper" (2012), "A Família Flynn" (2012), "Doze Anos de Escravidão" (2013), "Youth" (2015), "Guerra e Paz" (2016) e "Okja" (2017). No caso deste último, inclusive, o premiado diretor Bong Joon-ho ("Parasita") revelou ter criado o personagem de Dano especificamente para ele depois de tê-lo assistido em uma peça de teatro.

Os atores Paul Dano e Jake Gyllenhaal conversam com a imprensa antes da exibição de "Okja" no Festival de Cannes, na França - Regis Duvignau/Reuters - Regis Duvignau/Reuters
Os atores Paul Dano e Jake Gyllenhaal conversam com a imprensa antes da exibição de 'Okja' no Festival de Cannes, na França
Imagem: Regis Duvignau/Reuters

Em meio a tantos trabalhos, ele conheceu a atriz e roteirista Zoe Kazan em 2007, e os dois começaram a namorar. Sem nunca ter se casado oficialmente, o casal mora junto no Brooklyn, em Nova York, e em 2018 teve uma filha.

Mas não apenas de atuação vive Paul Dano, pois em 2018 ele estreou como diretor com o longa "Vida Selvagem", estrelado por Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal. Ao lado de Kazan, ele também escreveu o roteiro do drama familiar que acompanha a história de um jovem de 14 anos que percebe que os pais estão enfrentando problemas e faz de tudo para que os dois não se separem. À época do lançamento, ele disse: "Sempre quis fazer filmes e sempre soube que faria longas sobre famílias".

Sua estreia como cineasta foi muito positiva, e o filme conseguiu 94% de aprovação no Rotten Tomatoes — agregador de críticas online —, além de estrelar em diversos festivais, como o Festival de Cannes e o Sundance.

Daniel Day-Lewis e Paul Dano em "Sangue negro" (2007) - Reprodução - Reprodução
Daniel Day-Lewis e Paul Dano em 'Sangue negro' (2007)
Imagem: Reprodução

No entanto, a alma de ator falou mais alto, e ainda em 2018 interpretou o presidiário David Sweat na minissérie "Escape at Dannemora", ao lado de Patricia Arquette e Benicio Del Toro. Pela atuação, recebeu uma indicação ao Emmy por Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada.

Mesmo com diversos títulos memoráveis na carreira, com papéis em filmes indicados em diferentes premiações, ele agora se rendeu aos filmes de heróis. Segundo revelou ao The Hollywood Reporter, Dano evitou os longas baseados em quadrinhos ao não expressar nenhum interesse em estar em uma produção do gênero. Porém, ao saber mais detalhes sobre "Batman", dirigido por Matt Reeves, ficou intrigado pela produção e, depois de ler o roteiro, decidiu aceitar o papel do vilão Charada.

Além do filme do Homem-Morcego, ainda encontraremos Paul Dano mais uma vez nos cinemas em 2022: ele estará em "The Fablemans", longa dirigido por Steven Spielberg, no qual viverá um personagem baseado no pai do diretor.