Conflito de ideias: quem já bateu boca discutindo a guerra Rússia x Ucrânia
Para além das batalhas reais, a guerra entre Rússia e Ucrânia está gerando um conflito de ideias cada dia mais evidente, principalmente na cobertura de TV. No Brasil e no mundo, formadores de opinião e especialistas chegaram a bater boca até mesmo ao vivo. Veja quando isso aconteceu:
Nos Estados Unidos, a jornalista Jennifer Griffin tem corrigido informações errôneas transmitidas na Fox News, onde trabalha. A emissora é famosa por seu posicionamento a favor do Partido Republicano e alguns comentaristas defendem que a invasão à Ucrânia é culpa do presidente democrata Joe Biden.
Jornalista x comentaristas
Griffin discorda da maioria dos comentaristas e chegou a afirmar que um convidado "claramente não é um estudante de história". Ela falava sobre o general aposentado Don Bolduc, que havia acabado de defender que os Estados Unidos enviassem tropas à Ucrânia.
Jennifer Griffin, jornalista da Fox News
"Estou aqui para fazer a checagem dos fatos. O que eu noticio são os fatos. O meu trabalho é fazer o meu melhor para descobrir a verdade. Eu compartilho esses fatos internamente para que nossa emissora seja mais precisa. Isso é o que eu sempre fiz", explicou a jornalista em entrevista ao Media Buzz.
Guga Chacra x Sardenberg
No Brasil também já rolou bate-boca ao vivo, mas dessa vez entre os próprios jornalistas. Os comentaristas Guga Chacra e Carlos Sardenberg, da GloboNews, bateram boca durante o programa "Em Pauta".
Guga explicou a "teoria realista das relações internacionais" para que os telespectadores compreendam o porquê de o presidente russo, Vladimir Putin, ser contra a entrada da Ucrânia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por considerar essa uma ameaça direta à sua soberania.
"Por mais que o ideal seria que a Ucrânia pudesse ser da União Europeia, da Otan, e ser uma democracia liberal, o que não é, ela vai provocar a Rússia, e aí a gente vê o resultado, porque o mundo não é tão justo, pessoas más têm muito poder", disse Guga.
Sardenberg, por sua vez, questionou se Chacra estaria defendendo a atitude tomada por Putin e que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, renuncie ao cargo. Ainda, ele disse ser legítimo que os países do leste europeu possam entrar para a Otan e também para a União Europeia, se assim quiserem.
Quer dizer que você acha que a Rússia está certa de invadir? Estava sendo ameaçada e que o Zelensky que tem que abandonar o governo? Carlos Sardenberg
Não, eu não falei isso em momento nenhum Guga Chacra
Pontual x historiador
Também na GloboNews, Jorge Pontual já havia sido alvo da ira de dois especialistas que participaram da cobertura como convidados. O primeiro deles, o historiador brasileiro Rodrigo Inhaez, que mora em Moscou há 11 anos, foi acusado pelo correspondente de "não saber história".
Jorge Pontual
O especialista no período soviético lamentou o tratamento recebido. "Falta absoluta de respeito e profissionalismo. A GloboNews me chama para apresentar a visão russa da questão, cortam minha participação e o dinossauro Jorge Pontual dá um chilique me achincalhando sem qualquer direito de resposta."
"Já coloquei aqui e repito. Essa guerra é uma tragédia. Fui atacado justamente por criticar o Putin, mas Jorge Pontual não admite nada que fuja minimamente do script dos Estados Unidos da América ao qual ele serve", continuou o historiador no Twitter.
A produção da GloboNews pediu desculpas a Inhaez.
Pontual x professor
Outra "vítima" de Jorge Pontual na GloboNews foi o professor da Universidade de Relações Exteriores da China Marcus Vinícius de Freitas. Ele afirmou que, segundo a lei internacional, a China não considerava existir uma invasão russa à Ucrânia, e foi rebatido pelo correspondente.
Jorge Pontual
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.