Demi Lovato diz ter artefato egípcio, mas especialistas estão desconfiados
Colaboração para Splash, em São Paulo
09/03/2022 22h14Atualizada em 09/03/2022 22h26
Demi Lovato despertou suspeitas após comprar artefatos egípcios antigos e mostrar em suas redes sociais.
Em seus stories do Instagram, Demi exibiu com detalhes as novas compras. "Ok, estou tão animada, algumas coisas incríveis chegaram pelo correio hoje. São artefatos egípcios antigos", contou ao mostrar ankhs e shabtis vitrificados, estatuetas mumiformes.
"Algumas dessas peças têm literalmente milhares de anos. Minha mente está explodindo agora e estou muito animada", continuou Lovato. Demi também mostrou os documentos dos itens que o revendedor enviou junto. "Esses são meus certificados de autenticidade", afirmou.
Entretanto, observadores experientes não se convenceram com os certificados. "Todo o Twitter do Heritage/Art Crime está de olho nisso", disse o arqueólogo e professor Peter Campbell no Twitter.
Os documentos, mostrados por Demi, não possuem detalhes de como foram adquiridos, levantando a possibilidade de serem falsos ou saqueados. "Quando vi os certificados pela primeira vez, pensei que fosse uma piada, porque eles não contêm nenhuma informação crítica, como histórico de propriedade, licenças de exportação ou localização", apontou Peter ao The Hollywood Reporter.
A professora de crimes artísticos no John Jay College, em Nova York, Erin Thomposon também demonstrou dúvida sobre os certificados. "Não há indicação de proveniência de onde o Museum Surplus os conseguiu antes de colocá-los à venda. Não há como isso ser aceito por um museu. Não há como qualquer colecionador sofisticado que quisesse ter certeza do valor e que poderiam revender aceitaria ou compraria também. Você não quer comprar algo que o Egito possa confiscar ou que não possa vender porque outras pessoas estão preocupadas com eles", explicou.
Demi Lovato ainda não se pronunciou sobre o caso. O Museu Surplus, onde Demi comprou os artefatos, também não.