Topo

Jornalistas da RedeTV! denunciam calor de 30ºC na redação

Segundo funcionários, ar-condicionado da redação foi direcionado a estúdios alugados e temperaturas ultrapassam os 30º C - Reprodução/Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Segundo funcionários, ar-condicionado da redação foi direcionado a estúdios alugados e temperaturas ultrapassam os 30º C Imagem: Reprodução/Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

De Splash, em São Paulo

11/03/2022 15h23Atualizada em 11/03/2022 18h19

Jornalistas da RedeTV! recorreram ao sindicato da categoria para denunciar as condições de trabalho na redação da emissora, onde as temperaturas estariam ultrapassando 30ºC.

Segundo a denúncia, o problema começou no sábado (5), quando os clientes Netflix e Endemol reclamaram da temperatura dos estúdios que alugam no prédio da RedeTV!. O ar-condicionado, então, foi direcionado para lá e desligado na redação.

Os funcionários afirmam que o calor já causou tonturas, falta de ar e uma jornalista foi encaminhada à enfermaria.

Eles também destacam o fato de que a emissora proíbe roupas leves para homens — repórteres e apresentadores, por exemplo, precisam usar ternos.

Em nota, o SJ-SP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo) disse ter entrado em contato com a emissora pedindo a adoção de medidas que garantam condições de trabalho dignas, e alguns funcionários já procuraram o setor de Recursos Humanos.

A RedeTV! foi procurada por Splash, que disse que o sistema de ar-condicionado está funcionando normalmente e que as portas e janelas estão abertas para seguir os protocolos de covid.

"Com relação às alegações inverídicas a respeito, a RedeTV! informa que o sistema de ar-condicionado está funcionando normalmente. Ocorre evidentemente que, como parte das medidas de segurança e protocolos sanitários preventivos à covid-19 adotados desde o início da pandemia, portas e janelas estão mantidas abertas para favorecer a circulação do ar natural em ambientes fechados, o que pode comprometer o funcionamento efetivo do equipamento em algumas áreas", diz a nota da emissora.