Topo

Sonia Braga lamenta morte de William Hurt aos 71 anos: 'Jovem demais'

William Hurt e Sonia Braga posam juntos durante a exibição do filme "O Beijo da Mulher-Aranha" em um festival em Nova York, em junho de 2001 - Getty Images
William Hurt e Sonia Braga posam juntos durante a exibição do filme 'O Beijo da Mulher-Aranha' em um festival em Nova York, em junho de 2001 Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

13/03/2022 20h00

Minutos depois do anúncio da morte do ator William Hurt, vencedor do Oscar por "O Beijo da Mulher-Aranha", Sonia Braga publicou uma mensagem em seu Instagram oficial lamentando a morte do seu parceiro no filme de 1985.

"É com surpresa e muita tristeza que eu soube que o lindo Molina de 'O Beijo da Mulher-Aranha' nos deixou hoje. William Hurt, 71, jovem demais. Descanse em paz", escreveu Sonia Braga em inglês. O ator norte-americano tinha a mesma idade da estrela do cinema brasileiro.

Sonia estrelou o filme dirigido por Hector Babenco ao lado de William Hurt e Raul Julia. O diretor e o ator famoso por "A Família Addams" também já são falecidos.

Gravado em São Paulo, o filme conta a história do prisioneiro político de esquerda Valentín Arregui e Luís Molina, um homossexual efeminado condenado por "corrupção de menor". Os dois dividem uma cela numa prisão brasileira durante a ditadura militar.

Foi com esse filme que Sonia Braga conquistou o reconhecimento internacional. "O Beijo da Mulher-Aranha" estreou no Festival de Cannes de 1985, onde Willian Hurt ganhou o prêmio de Melhor ator e Babenco foi indicado para a Palma de Ouro.

O filme foi lançado nos Estados Unidos em 26 de julho de 1985 e no Brasil em 13 de abril do ano seguinte.

Em novembro de 2015, "O Beijo da Mulher-Aranha" entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos, ocupando a posição de número 61.