Topo

Luciano Szafir diz que papel em 'O Clone' foi o mais marcante na TV

Luciano Szafir como Zein em "O Clone" (TV Globo) - Reprodução/TV Globo
Luciano Szafir como Zein em "O Clone" (TV Globo) Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

16/03/2022 15h07Atualizada em 16/03/2022 15h07

Luciano Szafir está tendo a oportunidade de rever sua participação em "O Clone" (2000) como o egípcio Zein. Para o ator de 53 anos, o papel na novela em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" foi seu trabalho mais importante na TV.

"O Zein foi desafiador. Neste personagem entendi que posso tudo! (risos). Mesmo antes dessa reprise, ele nunca me abandonou. Volta e meia recebia mensagens. Na época teve uma repercussão absurda. Rever este trabalho é uma viagem ao passado. Uma nostalgia maravilhosa!", conta em entrevista.

Ele relembra os principais desafios da produção: "Foi complicado entrar com a novela em andamento. Eu estava extremamente ansioso. Mas, por outro lado, tive uma preparação maravilhosa. Aulas de dança e muita conversa com a direção".

Vinte anos depois da exibição original, Szafir conta ter aprendido ensinamentos com o personagem que levou para o resto de sua vida.

O Zein se apaixonou pela Jade perdidamente. Ele era um cavalheiro e falava palavras encantadoras. Lembro de uma cena em que ele dava uma joia para ela e se despedia. No texto o Zein explicava que o momento em que uma mulher sai da vida de um homem tem de ser tão bonito como o que ela entrou. É uma frase que guardei para a minha vida. Esse personagem me ensinou muita coisa. Giovanna é uma das atrizes mais generosas, talentosas e bonitas com quem eu já trabalhei. Luciano Szafir

Longe das novelas desde "Os Dez Mandamentos", ele diz estar com saudade das telinhas, mas com outros planos para o momento. "Tenho duas peças sendo escritas. Tem cinema, televisão. Muita coisa boa vindo por aí".