Topo

Jared Leto afirma que, sem a Marvel, os cinemas deixariam de existir

Jared Leto falou sobre a importância dos filmes da Marvel para a manutenção dos cinemas - AFP
Jared Leto falou sobre a importância dos filmes da Marvel para a manutenção dos cinemas Imagem: AFP

Colaboração para Splash, em Maceió

17/03/2022 11h49

O ator Jared Leto afirmou que sem os filmes produzidos pela Marvel Studios, as redes de cinemas, provavelmente, já teriam deixado de existir.

Em entrevista à Variety, Leto, que fará sua entrada nas produções da Marvel ao dar vida o anti-herói Morbius, na película homônima, defendeu os longas do estúdio, dada sua importância para a manutenção dos cinemas ao redor do globo, haja vista que seus filmes têm sido os detentores das maiores bilheterias nos últimos anos.

"Se não fosse pelos filmes da Marvel, eu nem sei se os cinemas existiriam mais. Não parece haver espaço para todo mundo e está começando a ficar doloroso", declarou.

Desde que a Marvel deu início ao seu universo de filmes, trazendo para as telonas alguns dos personagens mais queridos das histórias em quadrinhos, em grandiosas adaptações no formato live-action, a empresa conquistou uma verdadeira legião de fãs aficionados por seus projetos, que despejam centenas de milhões de reais nos cinemas — o título mais recente do estúdio, "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" superou a marca de R$ 1 bilhão desde seu lançamento em dezembro de 2021, o maior lucro obtido por um filme na era pandêmica.

Porém, com tanta visibilidade, as críticas aos longas-metragens da Marvel se intensificaram, impulsionadas por cineastas renomados como Martin Scorsese, que já declarou não considerar os projetos do estúdio como "cinema de verdade", a Denis Villeneuve, que demonstrou desprezo pelos títulos do MCU. Ridley Scott também endossou os comentários depreciativos às produções de super-heróis, consideradas por ele como "entediantes", além de possuírem "roteiros ruins".

Posteriormente, o ator Tom Holland, intérprete do Homem-Aranha nos cinemas, defendeu os longas da Marvel, e disse que, cineastas como Scorsese, entre outros, criticam esses projetos porque "nunca fizeram" algo parecido.

"Você pode perguntar ao Martin Scorsese: 'Você gostaria de fazer um filme da Marvel?' Mas ele não sabe como é, porque ele nunca fez um. Eu fiz filmes da Marvel e também participei de produções que foram cotados ao Oscar e a única diferença, de verdade, é que um é mais caro do que o outro. Mas a forma que eu analiso o personagem, o jeito que o diretor desenha o arco narrativo e os personagens, é a mesma coisa, apenas em uma escala diferente. Então eu acho que esses filmes são arte de verdade", declarou Holland.