Zélia Duncan diz que Bolsonaro receber medalha indigenista é um insulto
A cantora Zélia Duncan classificou como insultuosa a medalha do Mérito Indigenista entregue pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
No Twitter, a artista pontuou que o presidente tem um histórico de desrespeito e de desprezo pelos povos indígenas do Brasil, logo, em sua opinião, não se faz merecedor de tal honraria.
"É aviltante essa medalha para um sujeito que despreza os povos originários do Brasil", escreveu Zélia Duncan.
Ontem, Anderson Torres concedeu a Medalha do Mérito Indigenista a Jair Bolsonaro "como reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas".
No entanto, o presidente Bolsonaro já se posicionou, em diversas ocasiões, de forma contrária aos interesses indígenas, e é defensor da exploração de minérios em terras demarcadas. Além disso, ele já foi denunciado duas vezes pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) por sua "política anti-indígena". Posteriormente, a entidade classificou como "inaceitável" o reconhecimento dado ao político.
Além de Zélia Duncan, outra personalidade que classificou como insultuosa a medalhe entre ao mandatário foi a chef Paola Carosella, que disse se tratar do "cúmulo do cinismo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.