Chamado de 'racista', Mário Frias perde ação contra Armando Babaioff
Mário Frias perdeu uma ação movida contra o ator Armando Babaioff por danos morais. Em 2021, Babaioff chamou o secretário especial da Cultura de "racista", "bosta" e "sem talento", após ele escrever no Twitter que o ativista negro Jones Manoel "precisava de um bom banho".
Na decisão publicada na sexta-feira (18), o 6º Juizado Especial Cível de Brasília, no Distrito Federal, julgou improcedente a ação movida por Frias ao entender que a crítica de Babaioff parte da opinião pessoal do ator referente a uma pessoa "política que é ocupadora de cargo público", sendo assim, tendo que se sujeitar ao "escrutino popular".
A decisão ainda destacou que o racismo ainda é "notório" em nosso país e que "há a incorreta e lamentável associação de afrodescendentes a aspectos negativos, tais como a sujeira", tanto que Mário Frias teve que se explicar posteriormente. O secretário disse que suas palavras se tratavam de uma metáfora que indicava que o ativista precisava "tomar um banho de caráter", mas sem usar a palavra "caráter".
Por isso, para o juizado, Mário Frias "não desconhece a potencial interpretação de que indicar que pessoa afrodescendente precisaria 'tomar um banho' leva à natural percepção de repetição da associação pejorativa em questão".
A decisão ainda cabe recurso, mas, caso os advogados de Mário Frias não recorram, ela será arquivada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.